adplus-dvertising

O que é pobreza conjuntural?

Índice

O que é pobreza conjuntural?

O que é pobreza conjuntural?

Barros, Camargo e Mendonça (1993) consideram o fenômeno da pobreza em dois aspectos: Pobreza estrutural - quando ao longo de um período a pobreza ainda persiste e o indivíduo não consegue renda suficiente para atender suas necessidades básicas e pobreza conjuntural - causas circunstanciais como doença temporária e ...

Como identificar o conceito de pobreza?

  • Lister (2004) enfatiza a importância de identificar o que são os conceitos, definições e medidas de pobreza: O conceito é a forma mais genérica, provê a estrutura onde as definições e medidas podem ser desenvolvidas. Em essência, busca conceituar o significado da pobreza, tanto para os que sofrem quanto para os outros grupos sociais.

Por que pensar na pobreza?

  • O autor defende que pensar na pobreza significa identificar uma situação considerada inaceitável e injusta numa dada sociedade. Desta forma o conceito da pobreza surge de considerações normativas do significado de justiça. PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0913040/CB

Por que a questão da pobreza foi proeminente?

  • Na década de setenta, a questão da pobreza tornou-se proeminente, resultado do celebrado discurso de Robert MacNamara no encontro do World Bank Board of Governors em Nairobi (1973) e a subseqüente publicação de “Redistribuição com Crescimento” (Redistribution with Growth, de Hollis Chenery publicado em 1974).

Quais são os fatores fundamentais para a redefinição da pobreza?

  • Dois outros fatores também merecem destaque: ênfase na privação relativa, inspirada no trabalho Runciman (1966) e Townsend (1971). Townsend colaborou na redefinição da pobreza: não significava apenas não ter o nível mínimo de nutrição ou subsistência, mas também não atingir o padrão prevalecente numa dada sociedade (TOWNSEND, 1971).

Postagens relacionadas: