adplus-dvertising

Como é realizado a interpretação dos testes imunológicos no diagnóstico da sífilis?

Índice

Como é realizado a interpretação dos testes imunológicos no diagnóstico da sífilis?

Como é realizado a interpretação dos testes imunológicos no diagnóstico da sífilis?

Testes Imunológicos para a Sífilis. Este tipo de teste detecta anticorpos que o nosso organismo produz ao entrar em contato com T. pallidum. Embora o tempo para o seu surgimento varie de pessoa a pessoa, geralmente eles já podem ser detectados no sangue 10 dias após o aparecimento da úlcera sifilítica.

Como é feito o diagnóstico da sífilis secundária?

Na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária, o diagnóstico poderá ser direto, isto é, feito pela demonstração do treponema. A utilização da sorologia poderá ser feita a partir da segunda ou terceira semana após o aparecimento do cancro, quando os anticorpos começam a ser detectados.

Como saber se a sífilis é recente?

Não há sintomas, mas os testes laboratoriais para sífilis são positivos (explico mais à frente). A fase latente é dividida em latente precoce, quando a contaminação pelo Treponema pallidum ocorreu há menos de 1 ano, ou latente tardia, nos casos de infecção há mais de um ano.

Qual anticorpo é detectado no VDRL?

O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS. Esse sim é altamente específico e SEMPRE é realizado posteriormente a um exame de VDRL positivo. Se o FTA-ABS der positivo, certamente a pessoa é portadora de sífilis.

O que é o exame de FTA-ABS?

FTA-abs (Fluorescent treponemal antibody absorption) É considerado o teste de referência ou padrão ouro dentre os testes treponêmicos. Pode ser feito com amostras de soro ou plasma.

Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABS?

O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.

Em que se baseia o teste FTA-Abs?

O FTA-ABS (sigla inglesa para fluorescent treponemal antibody absorption test) é um teste de imunofluorescência para confirmar o diagnóstico de sífilis usando anticorpos específicos contra a bactéria Treponema pallidum. É mais específico que o VDRL, mas não é específico para o diagnóstico de neurossífilis.

Como é feito o diagnóstico da sífilis?

  • Boa tarde. como explicado no próprio texto, o diagnóstico da sífilis é feito por dois tipos de testes: Testes não treponêmicos (como VDRL) e Testes treponêmicos (como FTA-abs e ELISA). Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

Quais são os princípios dos testes rápidos para diagnóstico da sífilis?

  • Princípios metodológicos dos testes rápidos para diagnóstico da sífilis Os testes rápidos comercializados no Brasil, e registrados na ANVISA, utilizam os princípios metodológicos de imunocromatografia de fluxo lateral e de imunocromatografia em plataforma de duplo percurso – DPP(do inglês Dual Path Platform).

Qual o teste de floculação para diagnóstico da sífilis?

  • Escolha do teste de floculação para diagnóstico da sífilis A escolha do teste não treponêmico depende das características do seu serviço, como: o tipo de amostra a ser testada (líquor, soro ou plasma); equipamentos disponíveis (banho-maria, microscópio); tamanho da rotina.

Quais são os kits de teste de sífilis rápida?

  • Os kits de teste de sífilis rápida parecem testes de gravidez e exigem algumas gotas de sangue para fazer o diagnóstico, o que geralmente pode ser feito em apenas 15 minutos. Embora conveniente, eles são propensos à imprecisão e ao erro do usuário.

Postagens relacionadas: