O que é planejamento patrimonial e sucessório?
Índice
- O que é planejamento patrimonial e sucessório?
- O que significa planejamento patrimonial?
- O que é sucessão patrimonial?
- O que é empresa patrimonial?
- Porque fazer planejamento patrimonial?
- Qual a principal razão de fazer um planejamento patrimonial?
- Como dividir o patrimônio?
- É possível dividir herança em vida?
- Como abrir uma empresa patrimonial?

O que é planejamento patrimonial e sucessório?
O planejamento patrimonial e sucessório nada mais é do que um plano de ação criado pelo patriarca ou matriarca responsável pela fundação da empresa para estruturar o patrimônio ainda durante sua construção. O intuito é manter os ativos e realizar a transferência dos bens, quando necessário.
O que significa planejamento patrimonial?
Na prática e em resumo, o planejamento patrimonial nada mais é do que organizar todo seu patrimônio de forma que ele fique protegido, e que você consiga sucedê-lo de forma tranquila e principalmente econômica.
O que é sucessão patrimonial?
A sucessão patrimonial é uma estratégia que organiza como bens e direitos serão divididos entre os herdeiros ou outras pessoas. O objetivo é deixar a divisão definida em vida e evitar disputas judiciais e brigas, que podem ocorrer nas famílias.
O que é empresa patrimonial?
Uma holding patrimonial trata-se de uma empresa que administra os bens de uma ou mais pessoas de um mesmo grupo.
Porque fazer planejamento patrimonial?
Planejamento patrimonial é uma técnica jurídica voltada à segurança dos bens e recursos. ... O objetivo principal dessa técnica, além de agregar segurança jurídica, é garantir que os bens continuem gerando resultados financeiros ao longo do tempo por meio de estratégias previamente definidas.
Qual a principal razão de fazer um planejamento patrimonial?
O objetivo principal dessa técnica, além de agregar segurança jurídica, é garantir que os bens continuem gerando resultados financeiros ao longo do tempo por meio de estratégias previamente definidas.
Como dividir o patrimônio?
Conforme a lei, uma parte do patrimônio deve ser doada a herdeiros diretos, como os próprios filhos e irmãos. Este recurso torna a divisão dos bens mais fácil e segura, evitando, inclusive, disputas judiciais longas e onerosas.
É possível dividir herança em vida?
Se você têm dúvidas se é possível fazer a divisão de bens em vida, já vamos te adiantar: sim, é possível! A herança é transmitida ao herdeiros após o óbito, mas muitas pessoas preferem se prevenir, ainda mais quando sabem que a partilha pode dar briga entre os herdeiros.
Como abrir uma empresa patrimonial?
Como abrir uma holding familiar?
- Analise o patrimônio. Antes de criar uma empresa para gerir o patrimônio, é preciso analisar todo os bens envolvidos. ...
- Escolha os sócios. ...
- Defina o tipo societário. ...
- Faça o planejamento tributário. ...
- Elabore a documentação. ...
- Conte com profissionais capacitados.