adplus-dvertising

O que é uma pneumonia necrotizante?

Índice

O que é uma pneumonia necrotizante?

O que é uma pneumonia necrotizante?

A pneumonia necrosante é uma complicação rara, porém grave, de infecção pulmonar, na qual há trombose dos vasos pulmonares, gerando desvitalização e necrose do parênquima pulmonar.

O que causa a pneumonia necrotizante?

Classicamente, a pneumonia necrotizante é definida como secundária às infecções pulmonares por Streptococus pneumoniae, mas também pode estar associada às pneu- monias causadas por outros agentes etiológicos como Streptococus viridans, Staphylococcus aureus, Haemophi- lus influenza, S.

Onde ocorre a pneumonia?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Qual a circunstância predisponente da pneumonia?

  • Muitas vezes as circunstâncias predisponentes são claras (ex. alcoolismo, refluxo esofágico noturno, piorreia, uma sessão prolongada na cadeira odontológica, epilepsia, ou sinusite crónica em pacientes com reflexo do vómito ausente). Nessas circunstâncias, a pneumonia pode desenvolver-se de uma forma mais insidiosa do que após a aspiração evidente.

Quais são os sintomas da pneumonia?

  • Em relação aos sintomas iniciais, na maioria dos doentes, verifica-se um começo ou início agudo de febre, tosse seca ou sem expectoração e dificuldade em respirar. No entanto, a pneumonia nem sempre tem febre associada.

Qual a causa da pneumonia bacteriana?

  • Pneumonia bacteriana. Denomina-se pneumonia bacteriana quando a doença é causada por bactérias. O agente bacteriano mais comum é o Streptococcus pneumoniae (agente da pneumonia pneumocócica), seguido pelo haemophilus influenzae, daí que todos os esquemas de tratamento empírico devam abranger estes agentes.

Qual a causa da pneumonia fúngica?

  • A pneumonia fúngica é provocada por fungos. Este tipo de pneumonia ocorre essencialmente em indivíduos imunodeficientes, daí serem denominados de agentes oportunistas. Desses agentes destacamos a cândida e o pneumocistis jiroveci, muito comum em doentes com SIDA.

Postagens relacionadas: