Quais são os sintomas da pneumonia adquirida na comunidade?
Índice
- Quais são os sintomas da pneumonia adquirida na comunidade?
- O que avaliar na pneumonia?
- O que é pneumonia Multilobar?
- Que tipo de exame é feito para diagnosticar pneumonia?
- Qual o diagnóstico de enfermagem para pneumonia?
- Como saber se estou com pneumonia bacteriana?
- Por que o paciente não possui pneumonia?
- Qual a origem da pneumonia?
- Qual a causa da pneumonia adquirida na comunidade?
- Quando ocorre a pneumonia dos pulmões?

Quais são os sintomas da pneumonia adquirida na comunidade?
A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pessoas que não estão em um hospital. Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia. O sintoma mais comum de pneumonia é tosse que produz escarro, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.
O que avaliar na pneumonia?
Abordagem diagnóstica da pneumonia
- Radiografia de tórax: Deverá ser realizada prioritariamente apenas na criança com taquipneia e/ou alterações sugestiva da ausculta respiratória. ...
- Hemograma completo: Leucograma das pneumonias bacterianas costumam cursar mais com leucocitose, neutrofilia e desvio para esquerda.
O que é pneumonia Multilobar?
Infiltrados multilobares sugerem infecção por S. pneumoniae ou Legionella pneumophila. Pneumonia intersticial (na radiografia torácica aparece como o aumento nas marcações intersticiais e opacidades reticulares subpleurais que aumentam do ápice às bases dos pulmões) sugere etiologia viral ou micoplasmática.
Que tipo de exame é feito para diagnosticar pneumonia?
O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo. Desta forma, é possível iniciar rapidamente o tratamento para pneumonia, evitando que o paciente piore.
Qual o diagnóstico de enfermagem para pneumonia?
Diagnóstico de Enfermagem Troca gasosa prejudicada. Dor aguda. Intolerância a atividade. Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais.
Como saber se estou com pneumonia bacteriana?
Sintomas de pneumonia bacteriana
- Tosse com catarro;
- Febre alta, acima de 39º;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Mal estar geral;
- Cansaço excessivo.
Por que o paciente não possui pneumonia?
- Em pacientes pediátricos, ou seja, ainda crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas similares ao de uma gripe. É preciso fazer exames complementares para garantir que o paciente não possui pneumonia.
Qual a origem da pneumonia?
- No início do século XX a pneumonia era uma das principais causas de morte e invalidez, com taxas de mortalidade próximas dos 30%. Com a introdução de antibióticos e vacinas, a mortalidade em países desenvolvidos diminuiu acentuadamente.
Qual a causa da pneumonia adquirida na comunidade?
- A pneumonia adquirida na comunidade é o tipo mais comum de pneumonia. Ela ocorre fora dos hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Pode ser causada por: Bactérias: A causa mais comum de pneumonia bacteriana é pela bactéria streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de ter resfriado ou ...
Quando ocorre a pneumonia dos pulmões?
- Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.