O que é plasticidade na mecânica?

O que é plasticidade na mecânica?
Capacidade de um material de se deformar plasticamente, isto é, permanentemente. A plasticidade permite a conformação dos metais no estado sólido por meio de operações metalúrgicas, como: forjamento, laminação, estiramento, extrusão, estampagem, etc.
Qual é o limite de plasticidade?
- LIMITE DE PLASTICIDADE (LP) No ensaio, o limite de plasticidade é expresso pelo teor de umidade com que um cilindro de solo de cerca de 10 cm de comprimento é rolado, rompendo-se ao atingir 3 mm de diâmetro. Fisicamente, o que ocorre é que a película de umidade que envolve os grãos começa a romper-se, provocando um atrito direto grão a grão.
Qual a legislação que regem a plasticidade?
- A restrição total à presença de tensões que causem plastificação, torna o método inaplicável justamente nos casos de maior interesse, ou seja, tensões residuais elevadas. Portanto, é importante que esta faixa de utilização seja explorada e para tanto, torna-se fundamental conhecer certas leis que regem a plasticidade.
Qual a energia utilizada na deformação plástica de um metal?
- Da energia empregada na deformação plástica de um metal, apenas 5 a 10% ficam acumulados na rede cristalina, sob a forma de energia interna, sendo os restantes 90 a 95% convertidos em calor. Em algumas operações de conformação contínua, como extrusão e trefilação, efetuadas em altas velocidades, a temperatura pode aumentar de centenas de graus.
Quais são as propriedades mecânicas materiais?
- As propriedades mecânicasdos materiais definem o comportamento do material (resposta) quando sujeito a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitir esses esforços sem se fraturar ou deformar de forma incontrolada.