O que quer dizer plasticidade neural?

O que quer dizer plasticidade neural?
O termo plasticidade neuronal refere-se mais especificamente a alterações celulares, envolvendo os neurônios. Já plasticidade cerebral indica reorganizações de funções e estruturas cerebrais, localizados, portanto, no maior órgão do sistema nervoso, o cérebro.
O que é neuroplasticidade ou plasticidade neural?
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).
Qual a importância da neuroplasticidade para o aprendizado?
A importância da neuroplasticidade se dá pelo fato de que ela estimula a adaptação do cérebro às mais variadas situações. Isso faz também com que um indivíduo não perca totalmente a sua capacidade de realizar determinadas tarefas, mesmo que algumas áreas de seu sistema nervoso estejam lesionadas.
Como são constituídos os neurônios?
- Os neurônios são constituídos basicamente por um corpo celular de onde saem os dendritos, filamentos ramificados que recebem a informação, e pelos axônios especializados na condução dessa informação para o neurônio seguinte. A substância branca é toda recoberta externamente pelo córtex, uma camada muito fininha de células.
Qual a plasticidade da transmissão e a eficácia da transmissão?
- A plasticidade da eficácia da transmissão e a plasticidade estrutural podem ser classificadas como plasticidade hebbiana e plasticidade homeostática, respectivamente (2).
Quais são os neurônios estimulados?
- Em linhas gerais, o processo se resume no seguinte. Uma vez estimulados, os neurônios geram impulsos de natureza elétrica e liberam íons e substâncias químicas que lançadas nas sinapses (espaços vazios entre um neurônio e outro) estabelecem ligações entre eles.