Onde se localiza o plasmídeo da bactéria?

Onde se localiza o plasmídeo da bactéria?
Os plasmídeos podem ser definidos como pequenas moléculas de DNA circular que são encontradas em bactérias e também em leveduras.
Qual a principal função do plasmídeo?
Normalmente os plasmídeos apresentam funções relacionadas com a sobrevivência de bactérias, garantindo vantagem seletiva. É comum, por exemplo, a presença de plasmídeos com genes que garantem resistência a antibióticos.
Como os plasmídeos estão presentes nas bactérias?
- Eles são mais comumente encontrados como pequenas moléculas circulares de DNA de fita dupla nas bactérias; no entanto, às vezes, plasmídeos estão presentes em arquéias e organismos eucarióticos.
Quais são os tipos de plasmídeos?
- Numa única célula podem coexistir vários tipos diferentes de plasmídeos. A Escherichia coli, por exemplo, tem até sete. Dois plasmídeos podem ser incompatíveis, e a sua interacção resulta na destruição de um deles.
Por que existem plasmídeos antibióticos?
- É muito observado, por exemplo, plasmídeos que contenham genes que apresentem resistência a antibióticos. Isso possibilita uma maior resistência da bactéria e, consequentemente, maior tempo de vida.
Por que os plasmídeos são bastante utilizados em biotecnologia?
- Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas. Os plasmídeos são bastante utilizados em técnicas de biotecnologia.