adplus-dvertising

O que são espécies endêmicas nativas e exóticas?

Índice

O que são espécies endêmicas nativas e exóticas?

O que são espécies endêmicas nativas e exóticas?

Espécie endêmica: espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. Fonte: IBGE, 2004. Espécie exótica: espécie presente em uma determinada área geográfica da qual não é originária.

Quais as árvores mais plantadas no Brasil?

O eucalipto é a espécie florestal mais plantada no Brasil. Seu cultivo começou nas primeiras décadas do século XIX, tornando-se a espécie florestal mais plantada em todo o mundo no século XX. Quase todas as espécies são nativas da Austrália, onde 77% da área de floresta nativa é coberta por eucalipto.

Qual a diferença entre espécies nativas e exóticas?

Primeiramente, vamos aos conceitos: → Espécie nativa, também chamada de silvestre, é toda espécie de organismo que ocorre de forma natural em uma determinada região ou ecossistema. → Espécie exótica é toda espécie de ser vivo encontrado fora da sua área de ocorrência nativa/natural.

Quais são as plantas exóticas?

  • As plantas exóticas causam efeitos maiores em locais que já sofreram perturbações decorrentes da ação humana. As plantas beijinho (Impatiens walleriana), centella (Centella asiática) e lírio-do-brejo (Hedychium coronarium) são exemplos de plantas exóticas que apresentam elevado crescimento populacional em áreas

Qual a relação entre espécies nativas e exóticas?

  • Pode ser relativa a espécies nativas (brasileiras) ou exóticas (de outro país). Pode ocorrer de maneira natural ou pela intervenção do homem..

Qual a origem das árvores exóticas?

  • Quanto às árvores exóticas, listamos as principais características das espécies mais populares e presentes no Brasil: O mogno africano é originário das regiões tropicais de baixa altitude da África Ocidental, abrange países como Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria e Angola.

Quais são os impactos das plantas exóticas?

  • As plantas exóticas também causam impactos econômicos expressivos na agricultura aumentando os custos de produção e colheita ocasionando a perda da qualidade do produto baixando o valor deste no mercado. Estas plantas causam a disseminação de pragas e doenças, além de danos à saúde do homem e de seus animais domésticos.

Postagens relacionadas: