Quais são os elementos do plano de validade do negócio jurídico?

Quais são os elementos do plano de validade do negócio jurídico?
A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.
Qual a eficácia do negócio jurídico?
- Apenas a simplesmente/meramente potestativa é aceita pelo Direito brasileiro. Nela, a eficácia do negócio jurídico depende da manifestação de vontade de apenas uma das partes, mas, também se sujeita à ocorrência de evento posterior. c) Mista: depende, ao mesmo tempo, da vontade de uma das partes e do acaso ou da vontade de terceiro.
Quais são os planos do negócio jurídico?
- OS TRÊS PLANOS DO NEGÓCIO JURÍDICO O Negócio Jurídico visa regular direitos e deveres específicos conforme o interesses dos agentes envolvidos, surgindo um instituto jurídico próprio. Antônio Junqueira de Azevedo brilhantemente afirma que o negócio jurídico constitui o principal exercício da autonomia privada da liberdade negocial.
Quais são os elementos essenciais de um negócio jurídico?
- Neste plano devem estar presentes os elementos mínimos de um negócio jurídico (elementos estruturais), ou seja, agente, objeto, forma e vontade exteriorizada. Aqui os pressupostos de existência ganham verdadeiros adjetivos (elementos essenciais). O agente deve ser capaz (capacidade de fato, isto é, capacidade para praticar os atos da vida civil).
Como analisar os elementos do negócio jurídico?
- Ao analisar os elementos que constituem o negócio jurídico, é fundamental partir da teoria criada por Pontes de Miranda, que desenvolveu uma estrutura única para explicar tais elementos, a denominada “ESCADA PONTEANA”. Nessa escada o Negócio Jurídico tem três planos: {C} 1.