O que é plano de orientação?
Índice
- O que é plano de orientação?
- Como provar plano de cera em prótese total?
- Como é determinada a dimensão vertical de oclusão em prótese total?
- Qual a definição de base de prova?
- Qual o passo a passo clínico para a orientação do plano de cera superior?
- Qual o plano de orientação para próteses totais?
- Qual a altura padrão da Matriz de próteses?
- Quanto maior é a sequencia da prótese?
- Quais são os planos de orientação?

O que é plano de orientação?
O plano de orientação é um procedimento que permite o registro das relações intermaxilares e estéticas do paciente, feito em cera e apoiado em uma base de prova.
Como provar plano de cera em prótese total?
- Porção visível da cera com o lábio em repouso, deixar de 0 a 2mm além do tubérculo do lábio. - Posicionamento V/L: cera na divisão da linha seca e úmida do lábio inferior. 3) Acerto da região posterior superior: - uso da régua de Fox: - Linha do tragus até a asa do nariz paralela ao plano oclusal.
Como é determinada a dimensão vertical de oclusão em prótese total?
A dimensão vertical da oclusão pode ser de- finida com uma medida entre dois pontos fixos, um ponto no terço médio da face e outro ponto no terço inferior, quando os dentes estão em contato.
Qual a definição de base de prova?
As bases de prova e planos de orientação permitem ao profissional registrar e reestabelecer as características biotipológicas que determinam a estética e as relações intermaxilares do paciente, e promovem um meio eficiente para a transferência desses registros para o articulador.
Qual o passo a passo clínico para a orientação do plano de cera superior?
Para a orientação do plano de cera, há necessidade de se confeccionar um rolete de cera que deve ser unido firmemente à base de prova a fim de serem registradas as diferentes operações de interesse protético.
Qual o plano de orientação para próteses totais?
- ( Planos de orientação são aqueles que vao orientar o posicionamento dos dentes artificias que vão ser utilizados para construção das próteses totais, com os planos de orientação conseguimos contar os dentes artificiais dentro de um correto plano oclusal, respeitando curvas de compensação presentes na dentição natural e harmonizando a estética)
Qual a altura padrão da Matriz de próteses?
- Desempenhar a função de matrizes das futuras próteses. A altura padrão do plano de cera da arcada superior na porção anterior deverá ter em média 20 mm desde a base de prova até a borda incisal da cera e na parte posterior em média 5 mm. O plano deve ser mais vestibularizado em torno de 12 mm na crista do rebordo.
Quanto maior é a sequencia da prótese?
- Pro inferior a mesma sequencia. Quanto maior for o contato da borda acrílica da prótese com o fundo de sulco, mais difícil será a passagem de líquido, de restos de alimentos, passagem de ar. Consequentemente se for uma protese mucosuportada a retenção será melhor. Sequencia!
Quais são os planos de orientação?
- Planos de orientação é o conjunto formado pelas bases de prova e roletes de cera, que irão receber os registros prévios à confecção da prótese. A Relação Central trata da localização da mandíbula em relação à maxila, nos planos anteroposteriores e latero-lateral.