Como deve ser o atendimento educacional para uma pessoa com cegueira?
Índice
- Como deve ser o atendimento educacional para uma pessoa com cegueira?
- O que significa o AEE e quais os seus objetivos?
- Quais as ações que podem ser desenvolvidas na sala de aula com o aluno com baixa visão?
- Como educar deficientes visuais?
- Como o aluno cego aprende?
- Quais são os recursos de acessibilidade mais comuns para os alunos com baixa visão?
- Qual o material de apoio para a inclusão de alunos com deficiência na Escola?
- Qual o plano de atuação do aluno com deficiência?
- Quais são os alunos com deficiência física e visual?
- Quais são os desafios da inclusão escolar?

Como deve ser o atendimento educacional para uma pessoa com cegueira?
Este atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis do ensino (básico e fundamental), preferencialmente em escolas de rede regular, para que seja estimulada a socialização, e todos os tipos de inserções que possam contribuir para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo desses alunos ...
O que significa o AEE e quais os seus objetivos?
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Quais as ações que podem ser desenvolvidas na sala de aula com o aluno com baixa visão?
ILUMINAÇÃO
- Observar se os ambientes em sala de aula, escadas, entradas e corredores estão iluminados e se a luz é bem distribuída.
- Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos, cause brilho ou gere sombras que atrapalhem sua leitura e escrita.
Como educar deficientes visuais?
Focar uma atenção especial para a sua necessidade, mas sem discriminá-la ou fazer com que ela se sinta diferente das outras crianças. Incentivar estudos em grupo, no qual trabalhar as experiências em comum é fundamental para o desenvolvimento do aluno com deficiência visual.
Como o aluno cego aprende?
O processo de aprendizagem será através da integração dos sentidos: tátil cenestésico - auditivo, olfativo, gustativo, utilizando o Sistema Braille como meio principal de leitura e escrita.
Quais são os recursos de acessibilidade mais comuns para os alunos com baixa visão?
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados. ... Também disponibiliza softwares reconhecedores de caracteres para textos digitalizados.
Qual o material de apoio para a inclusão de alunos com deficiência na Escola?
- LEIA MAIS 7 materiais de apoio para a inclusão de alunos com deficiência na escola “Não é um reforço e nem uma sala em separado.
Qual o plano de atuação do aluno com deficiência?
- Elabora plano de atuação, visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente escolares. Atendimento ao aluno Organiza o tipo e o número de atendimentos ao aluno com deficiência Produção de materiais Transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, entre outros materiais, de acordo com as necessidades dos alunos.
Quais são os alunos com deficiência física e visual?
- Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado. Abaixo vamos entender cada um desses aspectos de forma bem resumida.
Quais são os desafios da inclusão escolar?
- Sendo assim, o atendimento especializado deve ocorrer paralelamente às aulas. Muitos são os desafios da inclusão escolar. Dessa forma, algumas ferramentas são criadas para superar o desafio de educar a todos de forma integral e efetiva e reduzir o número de excluídos e marginalizados pelos sistemas educativos.