adplus-dvertising

Como é transmitida a criptosporidiose?

Índice

Como é transmitida a criptosporidiose?

Como é transmitida a criptosporidiose?

Como a criptosporidiose é transmitida? O parasita é encontrado nas fezes de seres humanos, animais domésticos (especialmente gado) e animais silvestres infectados. A infecção ocorre após ingestão do parasita. Isto é chamado de transmissão fecal-oral.

Como é feito o diagnóstico da Criptosporidíase?

Para diagnosticar criptosporidiose, um médico envia uma amostra de fezes para ser testada quanto à presença de proteína liberada pelo parasita (teste de antígeno) ou de material genético (DNA) do parasita.

Qual a forma infectante da criptosporidiose?

O oocisto constitui a forma infectante da criptosporidíase, pois é eliminado nas fezes e possibilita a infecção por via fecal-oral. O ciclo assexuado tem início quando o oocisto é formado e eliminado, sendo que após a sua eliminação se dá a esporulação.

Quais os sintomas da criptosporidiose?

O sintoma mais comum da criptosporidiose é a diarréia líquida. Outros sintomas são perda de peso, cólicas, náuseas, vômitos, dores de cabeça e febre baixa. Estes sintomas costumam aparecer entre um e 12 dias após a ingestão do parasita.

Quais são as medidas de controle para os animais e os humanos na criptosporidiose?

O controle é feito por meio de educação sanitária, saneamento básico, adoção de medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes de manusear alimentos e após utilizar o banheiro e filtrar ou ferver a água que será consumida ou utilizada no preparo de alimentos.

Como ocorre a transmissão da criptosporidiose?

Como a criptosporidiose é transmitida? O parasita é encontrado nas fezes de seres humanos, animais domésticos (especialmente gado) e animais silvestres infectados. A infecção ocorre após ingestão do parasita. Isto é chamado de transmissão fecal-oral.

Qual o período de incubação da criptosporidiose?

  • O período de incubação da criptosporidiose é de aproximadamente 1 semana e a doença clínica ocorre em > 80% das pessoas infectadas. O início costuma ser súbito, com diarreia líquida abundante, cólica abdominal e, menos comumente, náuseas, anorexia, febre e mal-estar.

Como ocorre a infecção pelo Cryptosporidium?

  • A infecção pelo Cryptosporidium pode ocorrer por meio do contato direto com pessoas infectadas, sendo comum de acontecer em ambientes com grande concentração de pessoas, como creches e hospitais, por exemplo, ou por meio do contato sexual, apesar dessa última forma ser mais rara.

Qual o ciclo biológico do Cryptosporidium?

  • O ciclo biológico do Cryptosporidium requer somente um hospedeiro, sendo que são formados dois tipos de oocistos, dos quais 80% apresentam parede grossa e são liberados junto com as fezes, enquanto que 20% deles são envoltos apenas por uma delgada membrana que se rompe com facilidade na luz intestinal, levando a um novo ciclo no mesmo hospedeiro.

Por que o Cryptosporidium está associado à diarréia?

  • É comum o Cryptosporidium estar associado a outros parasitas, vírus ou bactérias nos quadros de diarréia. Existem também outros fatores que influenciam no curso da infecção, como a idade do animal, estado nutricional, condições imunológicas, problemas na ingestão do colostro e o ambiente (por exemplo, estresse térmico e superlotação).

Postagens relacionadas: