adplus-dvertising

O que é ensaio de Proctor normal?

Índice

O que é ensaio de Proctor normal?

O que é ensaio de Proctor normal?

O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). ... É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.

Como funciona o ensaio de Proctor?

O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.

Qual o objetivo do ensaio de compactação?

Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.

Como é feito o ensaio de Hilf?

Para a execução do ensaio, em campo, no local onde vai ser efetuado o controle de compactação, escavar até cerca de 5 cm abaixo do solo solto e determinar a massa específica aparente úmida in situ, ρua, de acordo com a NBR 9813 ou NBR 7185, atentando-se para que a amostragem se restrinja à camada de interesse.

Quais os parâmetros do ensaio de Proctor normal?

Tabela 3 – Parâmetros de compactação do ensaio Proctor.

  • Energia. Massa do soquete. (kg)
  • Número de. Camadas. Número de Golpes.
  • por camada. Volume do. cilindro (cm3)
  • Normal. 4,5. ...
  • Intermediária. 4,5. ...
  • Modificada. 4,5. ...
  • Tabela 4 – Valores de energia do ensaio Proctor. Energia. Energia por volume (J/cm3) Energia por massa (J/g)
  • Normal. 0,59.

O que significa 95% do Proctor normal?

Grau de Compactação O comparativo resulta em uma porcentagem sendo, normalmente especificada em 95% em relação ao ensaio de Proctor Normal para corpo de aterro e 100% para as camadas finais do aterro.

Qual o objetivo do ensaio de Proctor?

O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.

O que é o Diagrama de Proctor?

O ensaio de compactação Proctor é um método de laboratório para determinar experimentalmente a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.

Qual o objetivo da compactação dos solos?

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

Como deve ser feito o controle de compactação em campo?

O controle de compactação de uma obra de terra consiste na determinação por meios de ensaios de campo dos seguintes parâmetros: grau de compactação do solo; o desvio da umidade do aterro em relação ao teor ótimo e a massa específica correspondente à umidade ótima, para a mesma energia de compactação utilizada em ...

Qual o significado do termo Proctor?

  • O termo Proctor é uma homenagem ao engenheiro Ralph Proctor, que em 1933 mostrou que a densidade de um solo seco, para um determinado esforço de compactação, depende da quantidade de água que o solo contém durante a compactação do solo.

Qual o método de ensaio mais adotado?

  • O método de ensaio mais adotado é DNER ME-129/94 Solos - Compactação utilizando amostras não trabalhadas. Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

Quais são as energias intermediárias e modificadas de Proctor?

  • Surgiram, assim, as energias Intermediária e o Modificada de Proctor (ou AASHTO Intermediário e Modificado), com energias de compactação de 12.8 e 27.1 kg.cm/cm³, respectivamente.

Como utilizar os ensaios de compactação?

  • Na prática rodoviária é comum utilizar-se, nos ensaios de compactação, o mesmo molde metálico e o soquete utilizados no ensaio CBR (Índice de Suporte Califórnia), modificando-se o número de golpes e o número de camadas para a obtenção das mesmas energias previstas no ensaio Proctor.

Postagens relacionadas: