Quais são os 3 principais construtos do conjunto de funções executivas?
Índice
- Quais são os 3 principais construtos do conjunto de funções executivas?
- Qual a diferença entre funções cognitivas e funções executivas?
- Quais as áreas cerebrais que estão relacionadas às funções executivas?
- Qual o tripé que Diamond estabeleceu para organização das funções executivas?
- O que são habilidades executivas?
- Como trabalhar funções executivas em adultos?
- Quais são as características do planejamento estratégico?
- Quando nasce o conceito de planejamento estratégico?
- Como elaborar o planejamento estratégico da organização?
- Como o planejamento estratégico não vai funcionar?

Quais são os 3 principais construtos do conjunto de funções executivas?
É possível considerar três dimensões das funções executivas que, apesar de distintas, são interligadas. São elas a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva.
Qual a diferença entre funções cognitivas e funções executivas?
As funções executivas compreendem um conceito neuropsicológico que se aplica às atividades cognitivas responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas. Elas incluem o raciocínio, a lógica, a estratégias, a tomada de decisões e a resolução de problemas.
Quais as áreas cerebrais que estão relacionadas às funções executivas?
As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. Podemos obter uma estimativa da integridade funcional dessas estruturas através de testes específicos.
Qual o tripé que Diamond estabeleceu para organização das funções executivas?
De acordo com Adele Diamond, as principais funções executivas cerebrais são três: controle inibitório (incluindo autocontrole e atenção seletiva), memória de trabalho e flexibilidade mental.
O que são habilidades executivas?
As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. ... A flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar às demandas inconstantes.
Como trabalhar funções executivas em adultos?
A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
Quais são as características do planejamento estratégico?
- 1 Características do planejamento estratégico O planejamento estratégico é uma função dos principais dirigentes, pois qualquer organização atribui aos administradores de cúpula a responsabilidade de visualizar, iniciar e alcançar objetivos.
Quando nasce o conceito de planejamento estratégico?
- Ou seja, é quando você tem o objetivo de alcançar determinada meta. Então, a junção de plano + estratégia deu origem ao conceito de planejamento estratégico. Entendido o conceito, veja agora quais são as principais características do planejamento estratégico aplicado em empresas. 1. Esforço organizacional contínuo
Como elaborar o planejamento estratégico da organização?
- Ao elaborar o Planejamento Estratégico, é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar Ameaças e Oportunidades. Nesse sentido, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação etc.
Como o planejamento estratégico não vai funcionar?
- Sem divisão de tarefas o planejamento estratégico não vai funcionar. Normalmente os colaboradores podem ter a falsa impressão de que o planejamento estratégico diz respeito apenas aos interesses do CEO da empresa. Contudo, não é bem assim.