O que é um PCM Planejamento de Controle de Manutenção?
Índice
- O que é um PCM Planejamento de Controle de Manutenção?
- Como é feito o Controle dentro do PCM Planejamento e Controle da Manutenção?
- O que é o Planejamento de Manutenção?
- Qual a importância do Planejamento de Manutenção?
- Qual a função de um analista de PCM?
- Qual é o papel do PCM planejamento Controle e manutenção em uma organização?
- Como planejar a manutenção?
- Qual o planejamento e controle da manutenção de uma empresa?
- Qual a coordenação do Planejamento e controle da manutenção?
- Por que começar um programa de planejamento e controle de manutenção?
- Quais são os objetivos do setor de planejamento e controle da manutenção?

O que é um PCM Planejamento de Controle de Manutenção?
PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, uma área estratégica dentro do setor de manutenção da empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o PCM é uma área “filha” da manutenção e serve de apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção.
Como é feito o Controle dentro do PCM Planejamento e Controle da Manutenção?
A lubrificação é uma peça fundamental dentro do PCM Planejamento e Controle da Manutenção, suas atividades devem ser controladas através de planos da mesma forma que se faz com as atividades de manutenção preventiva e preditiva.
O que é o Planejamento de Manutenção?
Um plano de manutenção é uma espécie de programação que define quando e quem deve realizar vistorias nos equipamentos. O que algumas pessoas não sabem é que ele é capaz de reduzir custos e elevar a produtividade.
Qual a importância do Planejamento de Manutenção?
Sem um bom Plano de Manutenção, vários pequenos fatores tendem a passar despercebidos pelos funcionários e podem se tornar grandes problemas ao longo do tempo. A negligência com pequenas tarefas pode causar acidentes de trabalho, erros de produção e danos aos ativos da empresa.
Qual a função de um analista de PCM?
Programa e controla os planos de manutenção preventiva e corretiva, analisa falhas em máquinas e equipamentos de produção, desenvolve novos fornecedores e analisa necessidade de compra de peças para reposição.
Qual é o papel do PCM planejamento Controle e manutenção em uma organização?
O que é PCM? Planejamento e controle da manutenção (PCM) são as atividades para planejar e controlar a alocação de recursos, tempo e custos para garantir a eficiência e adequação das operações de manutenção, evitando desperdício de recursos ou mesmo períodos de parada devido a equipamentos defeituosos.
Como planejar a manutenção?
Os princípios de um planejamento de manutenção efetivo
- Planejar o trabalho de emergência;
- Acompanhar o andamento das ordens de serviço;
- Acompanhar o pedido e a necessidade de peças sobressalentes;
- Monitorar os trabalhos realizados e indicadores;
- Tornar-se referência para o gestor de manutenção.
Qual o planejamento e controle da manutenção de uma empresa?
- O planejamento e controle da manutenção (PCM) é muito importante em uma empresa. Na verdade, isso determina parcialmente o sucesso a longo prazo da empresa, pois os recursos mal conservados podem interromper as operações e fazer com que a empresa perca dinheiro.
Qual a coordenação do Planejamento e controle da manutenção?
- No organograma, a coordenação do planejamento e controle da manutenção está abaixo da Gerencia da Manutenção. Sendo uma área paralela às demais áreas de manutenção de campo, como mecânica, elétrica, instrumentação, etc.
Por que começar um programa de planejamento e controle de manutenção?
- E por mais que seus benefícios sejam muitos, é preciso saber por onde começar. Pensando nisso, criamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira! Em primeiro lugar, é interessante compreender de que forma um programa de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) pode trazer benefícios para sua empresa.
Quais são os objetivos do setor de planejamento e controle da manutenção?
- Os objetivos do setor de Planejamento e Controle da Manutenção são bem simples: Garantir e elevar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção. Como assim?