Porque não se pode pipetar com a boca?
Índice
- Porque não se pode pipetar com a boca?
- Como pipetar com pipeta de vidro?
- O que são dispositivos de pipetagem?
- Quais os instrumentos utilizados para pipetagem de produtos químicos?
- Quais são os cuidados que devemos ter para garantir uma boa pipetagem?
- Como escolher a pipeta correta?
- Quais os cuidados para com as pipetas?
- Por que as pipetas sofrem desgastes?
- Como limpar a pipeta do líquido?

Porque não se pode pipetar com a boca?
Antigamente era utilizada a pipetagem com a boca, onde o usuário sugava o líquido com a boca até o nível desejado. Mas hoje essa técnica já está defasada e não é mais utilizada, pois pode levar o líquido ou aerossol até a cavidade oral que entra em contato com a substância tóxica ou corrosiva.
Como pipetar com pipeta de vidro?
Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.
O que são dispositivos de pipetagem?
Dispositivos de pipetagem: são dispositivos para auxiliar a sucção em pipetas. Podem ser mais simples, como pêras de borracha, até equipamentos elétricos ou com bateria.
Quais os instrumentos utilizados para pipetagem de produtos químicos?
Os pipetadores e as pipetas são instrumentos muito importantes na maioria dos laboratórios....Veja abaixo os principais tipos de pipetas e suas funções.
- Pipeta pasteur. ...
- Pipeta volumétrica. ...
- Pipeta graduada. ...
- Micropipeta monocanal. ...
- Micropipeta multicanal. ...
- Micropipeta digital.
Quais são os cuidados que devemos ter para garantir uma boa pipetagem?
Deixe que os líquidos e equipamentos fiquem em temperatura ambiente antes de iniciar a pipetagem. O volume de líquido pipetado varia com a umidade relativa e pressão do líquido, sendo ambos termo dependentes. Trabalhar em temperatura constante minimiza variações do volume pipetado.
Como escolher a pipeta correta?
- Escolha da pipeta É claro que o usuário deseja uma pipeta que seja precisa, exata e de fácil manuseio, mas há sempre dicas importantes a serem compartilhadas, que auxiliarão na escolha da pipeta correta para determinada aplicação.
Quais os cuidados para com as pipetas?
- Cuidados para com as pipetas As pipetas podem sofrer desgastes após o uso prolongado ou uso inadequado, pois são instrumentos de alta precisão constituídos por vários componentes mecânicos. Recomenda-se verificar a calibração dos instrumentos volumétricos nas mesmas condições em que são utilizados no laboratório.
Por que as pipetas sofrem desgastes?
- As pipetas podem sofrer desgastes após o uso prolongado ou uso inadequado, pois são instrumentos de alta precisão constituídos por vários componentes mecânicos. Recomenda-se verificar a calibração das vidrarias volumétricas nas mesmas condições em que são utilizados no laboratório.
Como limpar a pipeta do líquido?
- Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo.