O que é escala pentatônica violão?

O que é escala pentatônica violão?
Essa escala segue um conceito extremamente simples. A escala pentatônica maior é, na verdade, um apanhado de notas que estão na escala maior. Todo mundo sabe que essa escala tem sete notas diferentes, e a escala pentatônica escolheu cinco notas dentre estas sete para criar uma escala completamente diferente.
O que é penta blues?
A escala blues (ou Pentablues) é a escala pentatônica acrescida de uma nota. Essa nota ficou conhecida como “blue note“, e é a quinta bemol no caso da pentatônica menor, ou a terça bemol no caso da pentatônica maior.
Como saber qual Pentatonica usar?
A melhor maneira de criar solos mais ricos é explorando as notas da escala referente a cada acorde do campo harmônico. Por exemplo: se você estiver tocando o acorde de D, faça uso da penta maior desse acorde. No momento e que trocar de acorde, faça o uso da penta referente a ele.
Quais são as notas da pentatônica?
A escala pentatônica organizada com as divisões em dez propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância.
Qual a diferença entre a escala pentatônica e a menor?
- A escala pentatônica pode ser identificada tanto como maior quanto como menor. Como já falamos, a escala pentatônica maior tem cinco notas que vem da escala maior, enquanto a escala pentatônica menor possui cinco notas que vem da escala menor. A principal diferença aqui é quais são os graus removidos da escala maior e da escala menor.
Quais são os desenhos da pentatônica?
- Como falado anteriormente existem outros desenhos da pentatônica, a exemplo do blues é acrescentado uma quarta aumentada na Escala Pentatônica dando a sonoridade peculiar ao estilo. Estou escrevendo um artigo falando somente sobre o blues, aconselho a estudar esse estilo se você quer aprender a improvisar bem com a pentatônica.
Qual o braço da guitarra e violão?
- Seu desenho simples e fácil de assimilar é muito bom para ser identificado pelo braço da guitarra e violão. Todos os grandes e famoso guitarristas criaram seus solos em cima dessa escala, desdo blues, jazz, rock, fusion e outros. Mas mesmo assim domina-la exige um estudo aprofundado e bem minucioso.