O que é pielonefrite aguda complicada?
Índice
- O que é pielonefrite aguda complicada?
- Como reverter a pielonefrite?
- O que é pielonefrite é grave?
- Qual a diferença entre pielonefrite aguda e crônica?
- Quais os riscos que a pielonefrite pode causar no organismo humano?
- Como tratar a pielonefrite complicada?
- Qual a causa do pielonefrite?
- Qual o quadro clínico de pielonefrite aguda?
- Por que pacientes com sistema imunológico fraco apresentam pielonefrite?

O que é pielonefrite aguda complicada?
A Pielonefrite Complicada (PC) é uma infecção renal sintomática gra- ve, frequentemente associada à alterações funcionais e/ou estruturais do trato geniturinário, responsáveis pelo aumento do risco de infecção ou falha do tratamento.
Como reverter a pielonefrite?
"Qualquer que seja a bactéria envolvida, o tratamento das pielonefrites é feito com antibióticos de amplo espectro e deve começar quanto antes para prevenir lesões nos rins e evitar que o agente infeccioso caia na corrente sangüínea e se multiplique pelo corpo do doente – processo conhecido como septicemia.
O que é pielonefrite é grave?
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário geralmente provocada pela ação de bactérias que atingem os rins. É uma enfermidade que pode ser aguda ou crônica, e o seu cuidado é fundamental por que pode prejudicar o funcionamento renal.
Qual a diferença entre pielonefrite aguda e crônica?
A pielonefrite designa uma infecção do trato urinário, que atinge a "pielo" (pelve) do rim. Afecta quase todas as estruturas do rim e existe sob duas formas: pielonefrite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e pielonefrite crónica (infecções bacterianas repetidas, associadas a um sistema imunitário debilitado).
Quais os riscos que a pielonefrite pode causar no organismo humano?
Não só pela possibilidade de causar lesões que comprometam a função renal, mas também pelo risco de septicemia, ou seja, a bactéria atingir a corrente sanguínea e disseminar a infecção pelo organismo todo.
Como tratar a pielonefrite complicada?
- Se o paciente tiver bom estado geral e for capaz de tomar antibióticos por via oral, o tratamento pode ser feito em casa. A pielonefrite complicada é aquela que evolui com abscesso dentro ou ao redor dos rins, necrose da papila renal ou produção de gases dentro do rim, um quadro chamado pielonefrite enfisematosa.
Qual a causa do pielonefrite?
- Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias que atingem o parênquima renal e o bacinete, a porção do rim dilatada em forma de funil. O sistema urinário é composto por dois rins , que filtram o sangue para separar as impurezas que são eliminadas pelas vias urinárias: um ureter de cada lado, a bexiga urinária e a uretra .
Qual o quadro clínico de pielonefrite aguda?
- Pielonefrite aguda não complicada. Ocorre normalmente em mulheres jovens, sem antecedentes de doenças ou alterações na anatomia do sistema urinário. O quadro clínico é de febre alta, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar. Os sintomas de cistite, como ardência ao urinar, podem ou não estar presentes.
Por que pacientes com sistema imunológico fraco apresentam pielonefrite?
- Pacientes com sistema imunológico fraco, como nos casos de diabéticos, insuficientes renais, cirróticos, portadores do vírus HIV ou pacientes em uso de medicamentos imunossupressores, apresentam maior risco de apresentarem uma cistite que evolua para pielonefrite.