adplus-dvertising

O que é o pessário na gravidez?

Índice

O que é o pessário na gravidez?

O que é o pessário na gravidez?

O pessário é projetado para fortalecer o colo do útero - a extremidade inferior do útero que leva à vagina - de forma que possa suportar o peso extra das últimas semanas da gravidez. Os pessários de silicone têm sido usados nos últimos 50 anos como um dos vários métodos disponíveis para evitar nascimentos prematuros.

Quando colocar pessário?

De acordo com a ginecologista e obstetra Graciela Morgado, quando o diagnóstico de colo curto ou trabalho de parto prematuro é feito tardiamente, o pessário é a alternativa no lugar da cerclagem, procedimento cirúrgico que “costura” o colo do útero e é indicado a partir da 12ª semana.

Quem usa pessário?

Muito utilizado em pacientes com incontinência urinária, e há mais de 50 anos usado no mundo para a prevenção de parto prematuro, ainda pouco se fala a respeito do pessário nos consultórios brasileiros, porque falta comprovação de eficácia nesses casos.

O que é colocação de pessário?

O pessário é uma solução para casos de prolapso genital. Consiste numa estrutura de silicone ou de borracha que vai servir de suporte aos órgãos pélvicos – bexiga, útero ou reto.

Como se coloca o pessário?

Como é colocado um pessário? Os pessários são colocados primeiro com a realização de um exame vaginal para avaliar o tipo de prolapso. O seu médico também irá medir a sua vagina para decidir qual o melhor tipo de pessário no seu caso individual.

Quanto custa para colocar pessário?

Médicos espanhóis testaram o dispositivo de US$ 49,50, conhecido como pessário, um tipo de supositório vaginal, em mulheres nos últimos três meses de gravidez com estenose vaginal, uma condição que fragiliza o assoalho pélvico e provoca o nascimento prematuro.

Como usar o pessário?

Untar o pessário em sua parte distal com um gel lubrificante. Com uma das mãos entreabrir os lábios e com a outra pressionar o pessário de sorte a diminuir o seu diâmetro. Firmemente inserir o pessário até o fundo vaginal e lá rotá-lo para que a sua posição seja transversal ao eixo longitudinal da vagina.

Como medir pessário?

O tamanho é escolhido após o exame ginecológico e o toque bi-digital, observando o diâmetro do introito, o diâmetro virtual do fundo vaginal, ao separar ao máximo o dedo indicador e o médio.

Quem usa pessário Pode ter relação?

Posso ter relações sexuais com um pessário colocado? Se tem um pessário em anel é bem possível ter relações com o anel colocado. Se você ou o seu companheiro sentem o anel durante as relações, pode retirar o anel e voltar a colocá-lo após as relações.

Será que o pessário provocaria o parto prematuro?

  • Segundo Dani Ejzenberg, pai de Davi e Michel, médico ginecologista obstetra do HI Saúde da Mulher, o pessário provocaria uma mudança no eixo do canal cervical, posicionando o peso do corpo do útero para fora do colo uterino, o que diminuiria o risco de parto prematuro.

Como começou a gravidez de seu primeiro filho?

  • Quando a jornalista Renata Cafardo, 35 anos, conta sobre a gravidez de seu primeiro filho, Antônio, começa o relato pelo fim. “Ele nasceu prematuro, mas muito bem de saúde. Não teve problemas respiratórios, infecções ou baixo peso extremo e ficou só uma semana na UTI.

Como funciona o pessário?

  • O pessário é uma solução para mulheres que sofrem de prolapso genital, sobretudo a partir da menopausa, mas também pode ajudar mulheres mais jovens de forma transitória. É um dispositivo vaginal seguro e eficaz no alívio dos sintomas.

Por que o pessário é indicado para mulheres velhas?

  • O pessário está indicado sobretudo em casos de mulheres mais velhas para as quais a cirurgia está contraindicada, seja de forma permanente ou temporária. “Quando o risco de cirurgia é grande, o pessário constitui um tratamento adequado e confortável que pode ser mais ou menos prolongado no tempo”, indica Sofia Alegra.

Postagens relacionadas: