Como fazer análise de documentos?

Como fazer análise de documentos?
Etapas da pesquisa documental
- Traçar objetivos.
- Elaborar o plano de trabalho.
- Identificar fontes de dados.
- Formular hipóteses a serem confirmadas ou rejeitadas ao final do trabalho.
Como pode ser desenvolvida uma pesquisa documental?
A pesquisa documental recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc.
Como a pesquisa documental pode ser utilizada?
- A pesquisa documental, enquanto método de investigação da realidade social, não traz uma única concepção filosófica de pesquisa, pode ser utilizada tanto nas abordagens de natureza positivista como também naquelas de caráter compreensivo, com enfoque mais crítico.
Quais são os objetivos da pesquisa documental?
- Primeiramente, na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados. Neste sentido, é possível nessa etapa elaborar hipóteses a serem confirmadas ou descartadas ao longo da pesquisa.
Quais são as pesquisas documentais?
- Pesquisas documentais são definidas como uma pesquisa realizada através do uso de documentos oficiais ou documentos pessoais como fonte de informação. As informações acima podem não se enquadrar no tradicional projeto de “documento”, mas como elas contêm informações, podem ser usadas para pesquisa documental.
Qual a diferença entre pesquisa documental e bibliográfica?
- Diferença entre pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental trilha os mesmos caminhos da pesquisa bibliográfica, não sendo fácil por vezes distingui-las. A pesquisa bibliográfica utiliza fontes constituídas por material já elaborado, constituído basicamente por livros e artigos científicos localizados em bibliotecas.