adplus-dvertising

O que é meia vida ou período de semi desintegração?

Índice

O que é meia vida ou período de semi desintegração?

O que é meia vida ou período de semi desintegração?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. ... Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

O que é a meia vida de um radionuclídeo?

As meias-vidas Um parâmetro que caracteriza um radionuclídeo é a chamada meia-vida física, definida como o tempo que metade dos núcleos de uma amostra radioativa leva para sedesintegrar (decair).

Qual o tempo de meia vida de 131 e 53?

A meia-vida do isótopo radioativo 131/53 é de oito dias.

Qual a relação entre período de meia-vida e tempo de desintegração?

  • O período de meia-vida é representado pela sigla P. Já o tempo que um material sofreu desintegração é representado por t. Assim, se conhecemos a meia-vida e o tempo de desintegração (representado por x), podemos afirmar por quantas meias-vidas um material passou até certo momento. Isso é feito por intermédio da relação abaixo: t = x . P

Como é representado o período de meia-vida?

  • O período de meia-vida é representado pela sigla P. Já o tempo que um material sofreu desintegração é representado por t. Assim, se conhecemos a meia-vida e o tempo de desintegração (representado por x), podemos afirmar por quantas meias-vidas um material passou até certo momento. Isso é feito por intermédio da relação abaixo: t = x.

Qual o período de semi-desintegração de uma espécie radioactiva?

  • O período de semi-desintegração ( t1/2) de uma espécie radioactiva (também designado por tempo de semi-vida, tempo de meia-vida ou período de semi-transformação) representa o intervalo de tempo que é necessário decorrer para que a sua actividade diminua para metade.

Qual a duração da meia-vida?

  • A meia-vida vale não só para a redução do número de mol do isótopo radioativo, mas também para o número de átomos. Além disso, esse período de semidesintegração varia para cada elemento, podendo ir desde frações de segundos até bilhões de anos. Veja alguns exemplos na tabela a seguir:

Postagens relacionadas: