adplus-dvertising

Qual a principal característica da perversão ou psicopatia?

Índice

Qual a principal característica da perversão ou psicopatia?

Qual a principal característica da perversão ou psicopatia?

O perverso se configura como um sujeito que está para além do limite, ou pelo menos, para além do limite do neurótico. Ao contrário da Neurose, fundada com base no Recalque, o perverso age a partir do que chamamos de Negação, ou Desmentido. Ele não aceita a castração.

O que é perversão ou psicopata?

Já sendo possível, como desenvolvido anteriormente, que perversão, enquanto estrutura clínica psicanalítica, remete à psicologia ou psiquiatria forense como a patologia vulgarmente conhecida por psicopatia. Dessarte, a figura do criminoso, como aponta a criminologia, pode ser entendida pela figura do perverso.

Qual é a diferença entre perversão e perversidade?

Podemos ter pessoa com uma estrutura perversa e não está ligada a nenhum ato de perversidade. É importante considerar que o sintoma no perverso não causa sofrimento, mas sim prazer. ... Na estrutura perversa o sintoma é a sensação de trinfo.

O que é psicopatia para psicanálise?

Assim definindo o “psicopata” (“perverso para Freud”) como indivíduo cronicamente antissocial, que está sempre associado a crimes e contravenções, não aprendendo nem com a experiência, nem com a punição e que não mantém nenhuma ligação real com qualquer pessoa, grupo ou padrão.

O que causa a perversão?

A perversão estrutura-se sobre uma vontade de transgredir a ordem natural das coisas, de perturbar a norma social. Seria sim um fenômeno sexual, mas também social, físico, político e estrutural.

Qual a perversão da psicose?

  • No da psicose, a foraclusão. No da perversão, o desmentido. A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu. Mais comumente, porém, é afirmada como o negativo da neurose, ou seja, como aquilo que a neurose suprime para se constituir enquanto tal.

Qual a perversão na psicanálise?

  • Perversão é um termo chave na psicanálise, para ela apropriado pela primeira vez por Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento. Nela, é referente à uma estrutura clínica, ou seja, à uma modalidade de relação com o outro e com a falta. Segundo o autor, são três as estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão.

Quem é a pessoa perversa?

  • Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior. Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas sexuais entendidas como "desvios".

Qual o significado da perversão?

  • Perversão vem do latim pervertere que corresponde o ato ou efeito de perverter, tornar-se perverso, corromper, desmoralizar, depravar, alterar. É um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivíduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais e/ou ortodoxos para um determinado grupo social.

Postagens relacionadas: