adplus-dvertising

O que quando como fazer diagnóstico em psicanálise?

Índice

O que quando como fazer diagnóstico em psicanálise?

O que quando como fazer diagnóstico em psicanálise?

O diagnóstico em psicanálise sendo nomeado de diagnóstico orientado, visa a associação livre como parte do processo, investigando não apenas expressões fechadas de um possível adoecimento, mas suas possíveis causas inconscientes e sua relação associativa com o sofrimento, que nos possibilita a direção do tratamento.

O que é o diagnóstico psicanalítico?

O diagnóstico do psicanalista envolve a observação de como esta trajetória esteriotipada manifesta-se na relação transferencial. Ou seja, observa a posição do sujeito frente ao Outro, na relação transferencial, a partir da qual estrutura-se a dinâmica e conflitos do sujeito (Volnovich, 1991).

O que são as entrevistas preliminares para a psicanálise quais suas funções?

As entrevistas preliminares buscam três aspectos: primeiro a função sintomal, sendo necessário identificar os sintomas que o paciente traz e analisar se realmente se trata de uma demanda de psicanálise; a segunda função é a diagnóstica estrutural, ou seja, identificar se o paciente é neurótico, psicótico ou perverso; ...

O que é um diagnóstico estrutural?

Por diagnóstico estrutural podemos por hora entender como um diagnóstico que se dá a partir da fala dirigida ao analista, logo, sob transferência, onde os fenômenos vão se orientar com referência ao analista como um operador e não como pessoa.

O que é o sintoma para Lacan?

O sintoma é, assim, definido como “o significante de um significado recalcado da consciência do sujeito” (Lacan, , p. 282), um sem-sentido, uma opacidade no discurso do sujeito, por representar alguma irrupção de verdade.

O que visa a psicanálise?

O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.

Qual a importância das entrevistas preliminares?

Pode-se destacar três importantes funções das entrevistas preliminares: a função sintomal, a função diagnóstica e função transferencial. Na função sintomal, Quinet (1991) afirma a importância de transformar a queixa do sujeito em sintoma analítico, ou seja, em enigma a ser decifrado pelo sujeito que busca análise.

Por que se refere a entrevista psicanalítica?

  • No que se refere a entrevista psicanalítica, é importante contextualizarmos e nos nivelar para que saibamos e entendamos o que será repassado.

Qual a função das entrevistas preliminares?

  • O presente estudo discorre sobre os pontos principais das entrevistas preliminares, chamadas por Freud, em seu conjunto, de “tratamento de ensaio”. Procura marcar os pontos fundamentais quanto às entrevistas preliminares nas suas funções de detectar os sintomas, fazer o diagnóstico e trabalhar a transferência.

Qual é o primeiro momento da psicanálise?

  • Em psicanálise, esse primeiro momento é de pouca comunicação por parte do analista, o futuro ou não paciente é observado, poucas e pontuais perguntas são feitas em prol de entender mais do paciente e tentar encaixá-lo em uma estrutura (perversão, neurose e psicose).

Por que o psicanalista é desfavorável?

  • No que concerne ao psicanalista, contudo, se o caso é desfavorável, ele cometeu um erro pratico; foi responsável por despesas desnecessárias e desacreditou o seu método de tratamento” (p. 166).

Postagens relacionadas: