O que é parkinsonismo vascular?
Índice
- O que é parkinsonismo vascular?
- O que é parkinsonismo secundário?
- O que é uma doença atípica?
- O que é Pseudoparkinsonismo?
- Como distinguir a doença de parkinsonismo secundário ou atípico?
- Quais são os tipos de Parkinsonismos secundários?
- Por que os fármacos podem melhorar o parkinsonismo?
- Por que o Parkinson é patológico?

O que é parkinsonismo vascular?
O que é Parkinsonismo vascular? De modo geral, o parkinsonismo vascular é uma doença caracterizada por sintomas sugestivos de doença de Parkinson, mas que na verdade são desordens vasculares fisiopatológicas que ocorrem em pacientes com hipertensão, aterosclerose, dislipidemia, diabetes.
O que é parkinsonismo secundário?
(Parkinsonismo secundário; parkinsonismo atípico) Refere-se aos sintomas da doença de Parkinson (como movimentos lentos e tremores) que são causados por outro quadro clínico. O parkinsonismo é causado por alterações cerebrais, lesões no cérebro ou determinados medicamentos e toxinas.
O que é uma doença atípica?
DK atípica é uma doença na qual os sintomas não surgem simultaneamente, ou não atendem aos critérios supracitados. DK envolve abscesso peritonsilar, abscesso retrofaríngeo, comprometimento renal, otite média aguda, infiltrados pulmonares, dores abdominais, artrite e linfadenite.
O que é Pseudoparkinsonismo?
Os medicamentos antipsicóticos podem também produzir lentidão ou rigidez de movimentos, um quadro que se assemelha à doença de Parkinson, chamado de pseudoparkinsonismo.
Como distinguir a doença de parkinsonismo secundário ou atípico?
- Para diferenciar a doença de Parkinson de parkinsonismo secundário ou atípico, os médicos observam se há melhora clínica drástica com levodopa, sugerindo doença de Parkinson. As causas de parkinsonismo podem ser identificadas pelo seguinte:
Quais são os tipos de Parkinsonismos secundários?
- Neste grupo, incluem-se os Parkinsonismos secundários, com doença primária que lesa os núcleos basais, como encefalites (infecções virais, por exemplo); doença de Wilson (distúrbio do acúmulo de Cobre em diversos órgãos incluindo o cérebro ); uso de longo termo de determinados fármacos antipsicóticos.
Por que os fármacos podem melhorar o parkinsonismo?
- Os fármacos utilizados para o tratamento da doença de Parkinson geralmente são ineficazes ou o benefício é apenas transitório. Mas a amantadina ou um fármaco anticolinérgico (p. ex., benztropina) pode melhorar o parkinsonismo secundário ao uso de fármacos antipsicóticos.
Por que o Parkinson é patológico?
- Em seu processo patológico o Parkinson é caracterizado pela perda de células neuronais dopaminérgicas na região da substância negra e pela presença de corpos de Lewy na região do mesencéfalo.