O que é peritonite primária?

O que é peritonite primária?
A peritonite primária ou peritonite bacteriana espontânea (PBE) resulta principalmente da translocação bacteriana, mas também pode ocorrer por disseminação hematogênica ou a contaminação iatrogênica do abdome sem uma alteração maior no trato gastrintestinal como perfuração de vísceras.
Como detectar uma peritonite?
Os principais sinais e sintomas da peritonite incluem:
- Dor abdominal ou sensibilidade na região abdominal.
- Inchaço ou distensão abdominal.
- Febre.
- Náuseas e vômitos.
- Perda de apetite.
- Diarreia.
- Pouca quantidade de urina.
- Excesso de sede.
Qual a complicação da peritonite?
- Nas operações cirúrgicas sobre os órgãos intraperitoneais, a mais grave complicação infecciosa é a peritonite pós-operatória ou secundária.
Qual a função do peritônio?
- 3 Peritônio: Membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos. 4 Membrana Serosa: Revestimento delgado das cavidades fechadas do corpo.
Quais fatores podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite?
- Desta forma, existem inúmeros fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite, como doenças gastrointestinais, lesões na cavidade abdominal ou procedimentos médicos que levam à infecção ou irritação do peritôneo, provocando sinais e sintomas como dor e sensibilidade abdominal, febre, vômitos ou prisão de ventre, por exemplo.
Como diagnosticar a peritonite?
- A peritonite, se não for devidamente tratada, pode representar um risco para a vida da pessoa. Por isso, contate um médico imediatamente se você sentir dor ou sensibilidade no abdômen, além de inchaço abdominal e outros sintomas clássicos de peritonite. Especialistas que podem diagnosticar uma peritonite estão: Gastroenterologista.