O que é periodização Linear e ondulatória?
Índice
- O que é periodização Linear e ondulatória?
- O que é periodização ondulatória flexível?
- O que é periodização Linear reversa?
- Qual a principal diferença entre o modelo de periodização tradicional e o modelo de periodização ondulada?
- Como funciona o modelo ondulatório?
- Qual a vantagem do método ondulatório?
- Qual a importância da periodização?
- Quais são os ciclos de periodização?

O que é periodização Linear e ondulatória?
A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...
O que é periodização ondulatória flexível?
A periodização ondulatória flexível permite que o corpo não se adapte a um mesmo estímulo. Mantém-se a intensidade necessária dentro dos padrões aceitáveis pelo corpo no dia em que o treino está sendo executado, promovendo, consequentemente, o estímulo necessário para o melhor desempenho muscular.
O que é periodização Linear reversa?
Segundo Rhea (2003), a periodização linear reversa é uma variação da linear como o nome sugere a mudança na intensidade e no volume é inversa então assim a um aumento no volume e uma redução gradual na intensidade a cada ciclo como na periodização linear a linear reversa a intensidade e o volume do treinamento são ...
Qual a principal diferença entre o modelo de periodização tradicional e o modelo de periodização ondulada?
Linear: é o modelo mais tradicional. O volume começa alto e diminui com o aumento da intensidade, em ciclos de 4 a 8 semanas. ... Ondulado: intensidade e volume variam diariamente ou semanalmente. É um trabalho misto para desenvolvimento simultâneo de várias capacidades (hipertrofia, resistência, força).
Como funciona o modelo ondulatório?
- Passando ao modelo Ondulatório Parcial, partimos do princípio de que no modelo Ondulatório utilizamos cargas para estimular a força máxima, hipertrofia e a resistência muscular localizada (RML). Repetindo o exemplo acima teríamos:
Qual a vantagem do método ondulatório?
- Esse tipo de treino recruta as fibras responsáveis pela força, potência e hipertrofia, ao mesmo tempo que as de resistência aeróbica. Por isso, outra vantagem do método ondulatório é que as variações de repetição e de carga solicitam as fibras musculares tanto para a hipertrofia tensional, quanto para a metabólica.
Qual a importância da periodização?
- A importância da periodização está simplesmente no fato de que o organismo passa por diversas mudanças durante certa etapa do treino, ocasionando inúmeras adaptações fisiológicas. Deste modo, a partir do momento em que isso acontece, o corpo entra em modo de estagnação, ou seja, não reage mais ao treino utilizado, pois acaba se adaptando ao mesmo.
Quais são os ciclos de periodização?
- Quais são os ciclos de periodização? Para que objetivos de curto, médio e longo prazo sejam alcançados, deve ser realizado um planejamento que leve em consideração a estruturação, execução, controle e avaliação do treinamento (BEYER, 1987).