O que é uma cidade permeável?
Índice
- O que é uma cidade permeável?
- O que é permeabilidade visual?
- O que é permeabilidade da água?
- Como funciona o pavimento permeável?
- O que é vitalidade urbana?
- O que significa baixa permeabilidade?
- Como utilizar os princípios da permeabilidade urbana?
- Qual a taxa de permeabilidade?
- Como se obtém a área permeável mínima?
- Como calcular a taxa de impermeabilidade?

O que é uma cidade permeável?
Há quem enxergue a cidade como uma série de terrenos privados, entre os quais passam as vias urbanas. ... O conceito de permeabilidade urbana propõe pensar na cidade de uma outra maneira: como um ambiente de integração. Segundo o dicionário Michaelis, permeável é aquilo “que pode ser atravessado, transpassado”.
O que é permeabilidade visual?
Interface entre espaço edificado e espaço aberto público: permeabilidade visual. Podemos identificar três maneiras pelas quais a visibilidade pode ajudar a promover a apropriação dos espaços públicos. A primeira delas, levantada por Jacobs (2001), diz respeito à segurança.
O que é permeabilidade da água?
De acordo com o dicionário, a palavra permeabilidade significa característica ou particularidade de permeável, ou seja, aquilo que se consegue atravessar, como por exemplo o ecopavimento, que é permeável à água.
Como funciona o pavimento permeável?
Os pavimentos permeáveis caracterizam-se como uma estrutura composta por camadas de agregado granular — pedras britadas de diferentes tamanhos — que possuem volumes vazios capazes de armazenar água em seu interior. São diferentes do piso permeável ou drenante – última camada que reveste a superfície do pavimento.
O que é vitalidade urbana?
Vitalidade urbana refere-se à vida nas ruas, praças, passeios e demais espaços públicos abertos. ... Quando acontece informalmente no próprio espaço público, como é o caso de camelôs e barraquinhas de venda de comidas, a própria atividade comercial é parte da vitalidade urbana.
O que significa baixa permeabilidade?
O que é permeabilidade do solo? ... Em terrenos desse tipo, que têm baixa permeabilidade, a água encontra muito mais dificuldade para atravessar a terra, uma vez que não há a mesma quantidade de espaços vazios encontrados nos solos granulares.
Como utilizar os princípios da permeabilidade urbana?
- Já nos prédios de instituições públicas, como câmaras legislativas, fóruns e outros tantos, utilizar os princípios da permeabilidade urbana é fomentar o sentimento de cidadania entre a sociedade. Se um órgão é público, ele deve funcionar em prol da comunidade, portanto a população deve ser bem-vinda em seus prédios.
Qual a taxa de permeabilidade?
- Taxa de Permeabilidade. Na legislação da maioria das cidades é exigido que uma porção de cada terreno privado ou público seja permeável, cada lote deve ter uma área que permita que a água penetre no solo, esta deve ser composta preferencialmente de vegetação, o que melhora a absorção de água pelo solo.
Como se obtém a área permeável mínima?
- É desse modo que se obtém a área permeável mínima. Qualquer construção que o proprietário do local quiser fazer fica, portanto, condicionada ao restante. E em certas situações específicas é preciso, inclusive, o plantio de uma árvore de médio a grande porte – de preferência nativa – para cada fração de área não impermeabilizada.
Como calcular a taxa de impermeabilidade?
- Antes de aprender como calcular a taxa de permeabilidade, vamos entender o impacto da impermeabilidade na sociedade. Trata-se de um assunto muito sério. A explosão demográfica ocorrida no Brasil, a partir dos anos 60, fez crescer as grandes cidades e, consequentemente, suas áreas asfaltadas e concretadas.