adplus-dvertising

Quais os tecidos que compõem o periodonto de inserção?

Índice

Quais os tecidos que compõem o periodonto de inserção?

Quais os tecidos que compõem o periodonto de inserção?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Qual é a função do periodonto de inserção?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. Porém, contrariando ao tecido ósseo, o cemento é avascular e depende do ligamento periodontal para se nutrir. ...

Quais são as estruturas do periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Quais estruturas fazem parte do periodonto de inserção?

O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.

Quais são os componentes fundamentais do periodonto?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Qual é a estrutura do periodonto?

  • O Periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem os dentes. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. A gengiva cobre o processo alveolar e é o único dos tecidos periodontais, que sob condições saudáveis, é diretamente visível à inspeção.

Como funciona o ligamento periodontal?

  • O ligamento periodontal conecta o dente ao osso alveolar circunvizinho, e está situado no espaço entre os dois. É formado pelo tecido conjuntivo frouxo e pelas seguintes células: fibroblasto, fibrócito, macrófago, plasmócito e mastócito. Como falamos anteriormente, o ligamento periodontal possui funções mecânicas e sensoriais.

Quem é o periodontal e o osso alveolar?

  • Periodonto de inserção O cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar constituem uma unidade estrutural e funcional entre o dente e o alvéolo. Possuem a mesma origem ectomesenquimal do folículo e dependem da formação da dentina radicular e da presença da bainha radicular epitelial de Hertwig.

Como são formados os tecidos periodontais?

  • Os tecidos periodontais são formados na fase embrionária. É um tecido que, durante o envelhecimento natural, aumenta seu grau de colapso e fica frágil às inflamações e infecções que progridem rapidamente. Tais inflamações e infecções atacam os tecidos que sustentam os dentes fazendo com que se percam os mesmos.

Postagens relacionadas: