adplus-dvertising

Quando ocorre a pericardite?

Índice

Quando ocorre a pericardite?

Quando ocorre a pericardite?

A pericardite acontece quando há uma inflamação do pericárdio. Ela se dá em duas formas: aguda e crônica.

O que pode causar uma pericardite?

Pericardite é a inflamação do pericárdio, uma membrana ou espécie de saco que envolve e protege o coração. Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.

Quanto tempo leva para curar pericardite?

A pericardite aguda deve ser tratada com um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), geralmente com uma redução de 2 a 4 semanas após a resolução dos sintomas. Além disso, recomenda-se um ciclo de três meses de colchicina (com dosagem ajustada ao peso) para reduzir o risco de pericardite recorrente.

Como a pericardite interfere na frequência cardíaca?

Esse derrame anormal de líquido comprime as câmaras cardíacas, o que dificulta a entrada de sangue nos ventrículos e, consequentemente, reduz a quantidade de oxigênio que deveria chegar aos órgãos e outros tecidos do corpo.

O que pode causar água no coração?

Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.

Quais são as três membranas que envolve o coração?

Ampliação baixa.

  • Pericárdio. O pericárdio é uma camada de tecido conectivo (conjuntivo) fibroso dobrado que envolve todo o coração e as raízes dos grandes vasos. ...
  • Epicárdio. O epicárdio é a camada de músculo que recobre as superfícies externas do coração. ...
  • Miocárdio. ...
  • Endocárdio.

Quando ocorre a pericardite crônica?

  • A pericardite crônica acontece quando se forma, previamente, um tecido fibroso ao redor do coração. Em suma, este tecido comprime esse órgão e aumenta a pressão nas veiasque levam o sangue até ele. Isso faz com que o líquido do pericárdio se estanque e, em sua tentativa para sair, termine acumulando-se em outras partes do corpo.

Quais são os tipos de pericardite?

  • Porém, existem casos, em que a pericardite se vai desenvolvendo ao longo de vários meses, possuindo um tratamento mais demorado. Saiba mais sobre outros tipos de pericardite: Pericardite crônica e Pericardite constritiva.

Por que a pericardite pode evoluir?

  • Sem tratamento, a pericardite pode evoluir para complicações graves que põem em risco a vida dos doentes. O tamponamento cardíaco é uma delas. A outra é a pericardite constritiva. Na sua maioria, ambas derivam da inflamação das camadas que constituem o pericárdio.

Qual a causa da pericardite constritiva?

  • As cicatrizes que se formam no local dificultam o bombeamento do sangue. Falta de ar, cansaço, inchaço nas pernas e no abdômen são sinais da pericardite constritiva que pode evoluir para insuficiência cardíaca grave.

Postagens relacionadas: