Como se dá o processo de percepção social?

Como se dá o processo de percepção social?
A percepção social se apresenta como uma espécie de pré-condição do processo de interação social, exatamente porque ela permite uma análise recíproca e inicial dos sujeitos. A percepção social começa no instante que a estimulação sensorial chega ao percebedor e tem seu fim em uma tomada de consciência.
Quais são os benefícios da percepção social?
- Cognição e boa organização perceptiva (proximidade, semelhança, experiência passada, boa forma, assimilação e contraste) são exemplos dessa transposição (SÁ, 2009). A percepção social, um dos processos que mais interfere nas relações humanas, obteve grandes benefícios ao incorporar diversos conceitos da Gestalt.
Quais são as outras formas de percepção?
- As demais formas de percepção, como a olfativa, gustativa e tátil, embora não associadas às necessidades básicas, têm importante papel na afetividade e na reprodução. Além da percepção ligada aos cinco sentidos, os humanos também possuem capacidade de percepção temporal e espacial. O triângulo de Kaniza demonstra o princípio do fechamento.
Qual a sua percepção sobre a pessoa?
- Quando conhecemos uma pessoa nossa percepção sobre ela pode estar condicionada por causa dos nossos preconceitos. O preconceito é uma ideia preconcebida. Opinar sobre os outros partindo de preconceitos é uma estratégia que leva a criação de estereótipos.
Quais influenciam a percepção de pessoas?
- No caso da percepção de pessoas, aparecem diversos factores que influenciam na percepção: as expectativas que se tem de uma pessoa com quem se vai interagir, as motivações (que fazem que o homem que percepcione veja no outro aquilo que deseja ver), as metas (influenciam no processamento da informação), a familiaridade e a experiência.