O que é PCT sangue?
Índice
- O que é PCT sangue?
- Qual valor normal do PCT?
- O que é PCT no exame de plaquetas?
- Para que serve exame de procalcitonina?
- O que significa PCT alto?
- O que é PCT baixo no hemograma?
- O que significa pct alto?
- O que é PCT baixo no exame de sangue?
- Qual o valor de referência das plaquetas?
- O que é procalcitonina alta?
- Como a PCT é detectada na circulação?
- Por que a PCT é indicativa de infecção generalizada?
- Qual a principal utilidade da PCT?
- Qual a correlação entre a PCT e o MPV?

O que é PCT sangue?
A procalcitonina (PCT) é um marcador inflamatório que vem sendo utilizado como um indicador de infecção bacteriana grave. A detecção precoce do quadro séptico é difícil, principalmente numa população heterogênea como no caso dos neutropênicos febris.
Qual valor normal do PCT?
A procalcitonina (PCT) é um peptídeo precursor da calcitonina. No indivíduo saudável a PCT é produzida apenas pelas células C da tireóide, sendo detectada no soro em baixas concentrações, geralmente inferiores a 0,05 ng/L.
O que é PCT no exame de plaquetas?
O PCT representa a massa plaquetária e não sofre grandes variações com a variação da contagem de plaquetas, diminuindo apenas quando há trombopenias bastante acentuadas, situações em que o organismo não consegue compensar a massa plaquetária.
Para que serve exame de procalcitonina?
Avaliação dos níveis de procalcitonina no sangue para decidir quando iniciar e quando interromper os antibióticos em adultos com infecção respiratória aguda.
O que significa PCT alto?
A determinação de procalcitonina (PCT) é utilizada especialmente em hospitais, pois sua elevação pode estar associada a uma atividade inflamatória relacionada com septicemia.
O que é PCT baixo no hemograma?
Teste de Procalcitonin (PCT): O baixo nível do PCT no sangue significa que a doença não está causada pelas bactérias, mas pode pelo contrário ser devido a uma infecção viral ou a uma doença nao relativa a uma infecção.
O que significa pct alto?
A determinação de procalcitonina (PCT) é utilizada especialmente em hospitais, pois sua elevação pode estar associada a uma atividade inflamatória relacionada com septicemia.
O que é PCT baixo no exame de sangue?
Teste de Procalcitonin (PCT): O baixo nível do PCT no sangue significa que a doença não está causada pelas bactérias, mas pode pelo contrário ser devido a uma infecção viral ou a uma doença nao relativa a uma infecção.
Qual o valor de referência das plaquetas?
O valor de referência das plaquetas é entre 1 000 plaquetas/ µL de sangue, no entanto algumas condições podem interferir no processo de produção das plaquetas, havendo aumento ou diminuição da sua concentração no sangue, sendo esta condição chamada de trombocitopenia.
O que é procalcitonina alta?
A procalcitonina é um biomarcador inflamatório, que é usado para o diagnóstico diferencial entre infecções virais, nas quais costuma apresentar níveis baixos no soro, e bacterianas, nas quais seus níveis em geral estão elevados [1].
Como a PCT é detectada na circulação?
- A PCT não é detectada na circulação, mas, em situações de estresse, como durante uma infecção disseminada, após traumas ou cirurgias de grande porte e em queimaduras extensas, pode ter significativa produção extratiroidiana, especialmente em macrófagos, e ser encontrada no sangue periférico.
Por que a PCT é indicativa de infecção generalizada?
- Na prática, acredita-se que valores elevados sejam indicativos de processos infecciosos mais graves, razão pela qual a PCT serve para estratificar o risco de infecção generalizada. Contudo, o aumento dos níveis desse pró-hormônio não é específico, ocorrendo também em outras condições clínicas acompanhadas de inflamação.
Qual a principal utilidade da PCT?
- A principal utilidade da PCT é, portanto, ajudar a detetar a presença de infeções bacterianas sistémicas, como a sépsis, e inúmeros estudos têm investigado os potenciais papéis da PCT no diagnóstico e gestão da sépsis, por exemplo [2-4].
Qual a correlação entre a PCT e o MPV?
- A PCT está em estreita correlação com o PLT e o MPV, dado que o volume de sangue ocupado pelas plaquetas depende do seu número e do seu tamanho. As plaquetas (ou trombócitos) são pequenos elementos sanguíneos importantes para a coagulação normal. Essas células são produzidas pela medula óssea e são liberadas na corrente sanguínea.