O que é eugenia negativa?

O que é eugenia negativa?
A eugenia negativa visava o segundo aspecto do ideal eugênico, ou seja, diminuir o número dos seres não-eugênicos ou disgênicos e incluía basicamente a limitação ao casamento e procriação daqueles assim considerados.
Qual a justificativa para a eugenia?
- Uma das justificativas para a existência da eugenia é a de que as raças humanas consideradas superiores prevalecem no ambiente de maneira mais adequada. Por este motivo, muitas pessoas consideradas não dignas de transmitir suas respectivas hereditariedades a seus descendentes foram submetidas à esterilização contra vontade.
Qual a diferença entre eugenistas e higienistas?
- Tanto as medidas adotadas pelos eugenistas quanto pelos higienistas acabaram por gerar uma grande onda de preconceito e segregação em relação a determinada fatia da população. Com a eugenia, negros, imigrantes, homossexuais e pessoas com graves problemas de saúde passaram a ser considerados inferiores.
Por que a eugenia foi estigmatizada?
- Somente durante os julgamentos de Nuremberg a eugenia foi estigmatizada e os EUA retiraram a prática de sua política oficial, mudando nomes de institutos e condenando as atividades de esterilização. As leis que apoiavam a eugenia foram revogadas nos EUA a partir de 1973.
Quais os tipos de eugenia existentes?
- Confira abaixo os dois tipos de eugenia existentes. A eugenia negativa tinha como objetivo impedir que pessoas consideradas "limitadas" pudessem se reproduzir. Eram consideradas pessoas "limitadas", por exemplo, aqueles que tinham problemas mentais, doenças hereditárias, doenças contagiosas, etc.