O que é o patrimônio para a contabilidade?

O que é o patrimônio para a contabilidade?
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve.
O que é patrimônio de uma entidade?
Em contabilidade, o objeto de estudo é o patrimônio de uma entidade, definido como o conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente ...
O que são os direitos na Contabilidade?
Em Contabilidade, direito, ou “direito a receber”, é o poder de exigir alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber, entre outros. ... Exemplos de outros direitos são: aluguéis a receber, promissórias a receber, ações a receber.
Qual é o conceito de Patrimônio?
- O conceito de patrimônio passa pelos bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa física. Para fins contábeis, o termo será constituído apenas por aquilo que pode ser medido monetariamente. Assim sendo, o que uma organização possui e aquilo que ela deve são englobados no patrimônio.
Qual a parte negativa do Patrimônio?
- Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo. São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário.
Qual é a contabilidade?
- Contabilidade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade fornecer informações relevantes sobre o património da empresa e do negócio.
Qual é o objeto da contabilidade?
- A Contabilidade, como Ciência Social Aplicada, tem uma vastíssima função a cumprir, não somente junto ao Fisco, mas, principalmente, como fator de orientação gerencial, com vistas à criação, multiplicação e controle da própria riqueza, sem a qual não haveria o que tributar. Qual é o objeto da Contabilidade?