Qual a causa da parotidite?

Qual a causa da parotidite?
Entre as causas virais da parotidite, o vírus da caxumba continuasendo o mais comum. O vírus da caxumba é um vírus RNA, pertencente ao gênero Paramyxovirus. Outras etiologias viraisincluem citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, gripe A, parainfluenza, adenovíruse Coxsackievirus.
O que é parotidite crônica?
Parotidite é a inflamação em uma ou ambas as glândulas parótidas, uma característica clássica da caxumba. Estas são duas grandes glândulas salivares que estão dentro de cada bochecha sobre a mandíbula na frente de cada orelha. Pode ser aguda, crônica ou crônica com exacerbações agudas.
Que significa parotidite?
Parotidite infecciosa também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae. A caxumba provoca inchaço nas bochechas que é na verdade o inchaço das glândulas salivares.
Quais são os sintomas da parotidite?
- Existem casos mais graves de parotidite que evoluem rapidamente para quadros de meningites, pancreatite, distúrbios renais e oculares. Por isso, a doença precisa ser avaliada em detalhes por um médico especialista. O diagnóstico da parotidite é feito por meio da observação clínica dos sintomas.
Como se desenvolve a inflamação da parótida?
- Esta doença geralmente se desenvolve em pessoas de 40 a 60 anos, mas também pode ocorrer em crianças. A inflamação auto-imune da parótida desenvolve-se como resultado da sensibilização das células imunitárias às células da glândula parótida. O sistema imunológico monta um ataque nas células parotídeas, causando inflamação crônica ou recorrente.
Quais são as glândulas parótidas?
- As glândulas parótidas são glândulas produtoras de saliva localizadas bem na frente das orelhas. Eles entregam saliva à boca através de dutos localizados atrás dos dentes superiores. Essas glândulas são as maiores das glândulas salivares.