adplus-dvertising

O que é patologização educacional?

Índice

O que é patologização educacional?

O que é patologização educacional?

Esse aumento se relaciona, dentre outros fatores, ao processo de transformar questões sociais complexas, como é a dificuldade no processo de escolarização, em problemas do indivíduo, em especial em um defeito no seu aparato orgânico. É o que denominamos de patologização da educação.

O que significa a palavra patologização?

O conceito de patologização remete a um processo semelhante ao da medicalização, focando na atribuição de status de doença a problemas da vida cotidiana.

O que é o que é medicalização?

Entende-se por medicalização o processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos. Problemas de diferentes ordens são apresentados como “doenças”, “transtornos”, “distúrbios” que escamoteiam as grandes questões políticas, sociais, culturais, afetivas que afligem a vida das pessoas.

Qual a causa do fracasso escolar?

  • As causas do fracasso escolar são de diferentes tipos: Entre as causas do fracasso escolar relacionadas com as características individuais do aluno, encontramos: O nível motivacional do aluno. Seu esforço. A percepção que tem do apoio e da ajuda de seus pais.

Qual o terceiro tipo de fracasso escolar?

  • Pois, os problemas que aparecem nesse tipo de fracasso geralmente se devem às mudanças no aluno, como por exemplo, a mudança da infância para a adolescência ou qualquer outro evento importante na vida da criança que possa interferir momentaneamente em sua vida escolar. O terceiro dos tipos de fracasso escolar é transitório e isolado.

Como o fracasso escolar pode ser visto?

  • O fracasso escolar, pode ser visto como reflexo das expectativas que são criadas sobre o desempenho do aluno e o não alcançar delas e a pressão que ele sofre por acreditar não conseguir correspondê-las, antes mesmo de tentar (Vidal & Vieira, 2017; Negreiros, da Silva, & Lima, 2017).

Qual a causa desse fracasso?

  • Esse fracasso ocorre em uma época determinada da vida da criança e, portanto, responde às causas específicas e excepcionais de tal época ou momento transitório. Se as causas desse fracasso puderem ser identificadas, acaba sendo mais fácil abordá-las e tratá-las sem grandes problemas.

Postagens relacionadas: