adplus-dvertising

Qual é a relação entre patrimonialismo e clientelismo?

Índice

Qual é a relação entre patrimonialismo e clientelismo?

Qual é a relação entre patrimonialismo e clientelismo?

Enquanto o patrimonialismo é o modo como se organiza a sociedade (em torno de famílias que detêm um grande patrimônio e são consagradas pela tradição), o clientelismo é a faceta política do patrimonialismo e se define por um modo de relacionamento entre o poderoso e os que dele Page 16 16 dependem, os seus clientes.

O que é gestão patrimonialista?

Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade.

Qual é o conceito de clientelismo?

  • O conceito de clientelismo é muito utilizado no estudo e ensino da história do Brasil associado ao conceito de coronelismo ao se tratar das relações eleitorais no período conhecido como “ República Velha ”.

Qual o significado do termo patrimonialismo?

  • Como o próprio termo indica, patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas.

Como foi estudado o patrimonialismo no Brasil?

  • No caso do Brasil, o patrimonialismo foi estudado por vários pensadores importantes, como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, Florestan Fernandes, Victor Nunes Leal, José Oswaldo de Meira Penna e Paulo Mercadante.

Qual a diferença entre clientelismo e corrupção?

  • Clientelismo x Corrupção. Apesar de ser uma prática condenável e própria de democracias jovens, o clientelismo não deve ser visto como corrupção. Ou então, segundo alguns estudiosos, é a parte mais branda de uma sociedade corrupta onde o Estado funciona quase sempre de maneira pessoal.

Postagens relacionadas: