adplus-dvertising

Como funciona a patente de uma marca?

Índice

Como funciona a patente de uma marca?

Como funciona a patente de uma marca?

O registro de patentes e marcas é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio de um procedimento burocrático, mas muito importante para o empreendedor. Esse processo visa à proteção e à garantia de direitos sob invenção ou marca e traz diversas vantagens ao negócio.

O que pode ser protegido por uma patente?

A patente é um privilégio concedido pelo Estado aos inventores (pessoas física ou jurídica), detentores do direito de invenção de produtos e processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente. O registro da patente protege de concorrentes uma invenção ou uma criação industrializável.

Quais os principais direitos do titular de uma patente?

O titular da Patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, colocar à venda, usar, importar produto objeto da patente ou processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

Como obter uma patente?

  • Para se obter uma patente, é necessário que o objeto preencha quatro requisitos: Novidade: o objeto da patente precisa ser novo na comunidade científica. Não é possível patentear algo que já existe.

Qual a definição da patente?

  • Definição de Patente - Sebrae O registro da patente protege uma invenção ou uma criação industrializável de concorrentes. O registro da patente protege uma invenção ou uma criação industrializável de concorrentes. Pular para o conteúdo principal Fri May 19 18:14:56 GMT-

Quais são os conceitos de marca e patente?

  • É muito comum que empreendedores confundam os conceitos de marca e patente. Afinal, ambas estão relacionados à atividade empresarial, protegendo todo o seu conteúdo criativo, inovador, diferenciador que é englobado pela propriedade intelectual. E, além disso, são parte valiosa do patrimônio imaterial de uma empresa.

Quais os tipos de patentes existentes no Brasil?

  • Segundo a Lei n° 9.279/96, os tipos de patentes existentes no Brasil são: Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito (apresentação junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI).

Postagens relacionadas: