Quais os tipos de pasteurização e quais temperaturas utilizadas em cada uma?
Índice
- Quais os tipos de pasteurização e quais temperaturas utilizadas em cada uma?
- O que é pasteurização e para que ela serve?
- Quais os processos de pasteurização mais usados?
- Qual a temperatura ideal para a pasteurização?
- Por que os alimentos devem ser pasteurizados?
- Qual o processo de pasteurização do leite?

Quais os tipos de pasteurização e quais temperaturas utilizadas em cada uma?
A pasteurização pode ser feita de maneira rápida - temperatura alta, tempo curto (HTST - "high temperature, short time"), usando-se temperaturas superiores a 70°C por alguns segundos - ou de maneira lenta - temperatura baixa, tempo longo (LTLT - "low temperature, long time"), com temperaturas entre 58°C e 70°C por ...
O que é pasteurização e para que ela serve?
A pasteurização é o tratamento térmico de um produto para matar bactérias patogênicas e reduzir a atividade enzimática.
Quais os processos de pasteurização mais usados?
- Há dois processos de pasteurização mais comumente usados: pasteurização lenta e pasteurização rápida. Pasteurização Lenta Consiste no aquecimento do leite em tanque cilíndrico-vertical, de parede dupla, munido de agitador. Aquece-se o leite, com agitação constante, a 65º C e mantê-lo nessa temperatura por 30 minutos.
Qual a temperatura ideal para a pasteurização?
- Pasteurização muito rápida: recebe também o nome de UHT (Ultra High Temperature ou temperatura ultra-elevada), onde a temperatura varia de 130°C a 150°C, por um período de três a cinco segundos.
Por que os alimentos devem ser pasteurizados?
- Muitas nações exigem que os alimentos sejam pasteurizados por segurança. A pasteurização se baseia no princípio de que as bactérias mais prejudiciais podem ser mortas pelo calor. A maneira mais eficaz de matar bactérias é ferver, mas isso compromete o sabor do líquido.
Qual o processo de pasteurização do leite?
- Além do leite, vários alimentos, como sucos, cerveja, polpas de frutas, entre outros, sofrem o processo de pasteurização. Especialmente para o leite, o processo é importante por eliminar bactérias causadoras de doenças, o que aumenta a segurança do alimento. O processo, por ser brando, não é capaz de eliminar todos os micro-organismos presentes.