Como evitar parto Distocico em bovinos?
Índice
- Como evitar parto Distocico em bovinos?
- Qual o animal que sofre distocia?
- Quais são as espécies que é indicado o procedimento de Fetotomia?
- O que fazer quando uma vaca não consegue criar?
- Quais são as Distocias?
- Como se trata a distocia em bovinos?
- Qual a causa da distocia em bovinos de corte?
- Quais são as causas do parto distocico?
- Como Prevenir a distocia em animais?

Como evitar parto Distocico em bovinos?
Deve-se ter como meta um escore de condição corporal de 3,25 a 3,5 ao parto para os animais. Deve-se também manter o equilíbrio normal de cálcio nas vacas. Isto pode ser conseguido pelo fornecimento de sais aniônicos e cálcio extra antes do parto.
Qual o animal que sofre distocia?
Entre todas as espécies animais, a bovina é sem dúvida a que mais apresenta distocias.
Quais são as espécies que é indicado o procedimento de Fetotomia?
A fetotomia está indicada para os seguintes casos: feto estiver preferencialmente morto; ocorrência de fetos absolutos ou relativos grandes; fetos enfisematosos; monstros fetais; Page 32 32 fetos gravemente mutilados após tentativas de realização de manobras; distocias impossíveis de corrigir; fetos em adiantado estado ...
O que fazer quando uma vaca não consegue criar?
Puxar para fora e para baixo é a maneira que os bezerros naturalmente nascem. A pélvis da vaca (sem mencionar a gravidade) naturalmente obriga o bezerro a ir para baixo e para fora enquanto estão sendo expelidos. Puxar dessa maneira reduz a pressão sobre a pélvis da vaca, e permite que o parto seja mais fácil.
Quais são as Distocias?
DEFINIÇÃO: Pode-se definir distocia como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do parto: Força motriz ou contratilidade uterina – caracteriza a distocia funcional.
Como se trata a distocia em bovinos?
- A distocia é um problema corriqueiro em bovinos, tendo em muitos casos um prognóstico favorável, em casos de morte fetal ou a parturiente não apresentar condições de expulsão do feto. Portanto, foi realizado uma episiotomia, manipulação e extração do feto, alcançando sucesso no procedimento, com a sobrevivência da vaca. Referências
Qual a causa da distocia em bovinos de corte?
- - Má posição: causa infrequente de distocia em bovinos de corte (menos que 4%), mas pode ser mais frequente em bovinos de leite; - Outras doenças: como, por exemplo, febre do leite (na qual há redução do tônus muscular e dificuldade de expulsão o feto) ou torção uterina.
Quais são as causas do parto distocico?
- Dentre as inúmeras causas de parto distocico a raça, conformação da vaca e ou do touro, tamanho de bezerros, cruzamentos industriais com raças europeias são fatores que podem levar ao problema, e em muitos casos é indispensável a intervenção do Médico Veterinário (BELCHER et al., 1979; BORGES, 2006; SCHAFHÄUSER et al., 2004).
Como Prevenir a distocia em animais?
- Logo, mesmo que todas as medidas preventivas sejam tomadas em uma fazenda, a condição ainda ocorrerá em alguns animais. É possível ocorrer também causas múltiplas em um incidente individual de distocia. Ainda assim, o meio mais eficaz para prevenir perdas é o manejo adequado dos animais. Abaixo estão elencadas algumas medidas preventivas: