adplus-dvertising

Como funciona o Contra-peso de um elevador?

Índice

Como funciona o Contra-peso de um elevador?

Como funciona o Contra-peso de um elevador?

Como funciona o contrapeso? Ele utiliza o mesmo princípio de uma gangorra, pesando o equivalente a 40 ou 50% da capacidade máxima da cabina. Por isso, quando o elevador transporta o equivalente a 45% da sua capacidade máxima, gera-se equilíbrio no sistema e menos energia é necessária para o deslocamento.

O que é um elevador convencional?

Já o elevador convencional, também conhecido como elevador de tração, conta com uma máquina de tração superior, que traciona os cabos de aço fazendo o conjunto Cabina/Contrapeso se movimentar.

Como funciona o sistema de elevador?

Para que o elevador funcione, a cabina e o contrapeso funcionam em conjunto, como uma gangorra. Desse modo, enquanto a cabina sobe o contrapeso desce. ... O movimento do contrapeso, seja de descida ou subida, é proporcionado pela chamada máquina de tração, através de polias.

Como funciona um contrapeso?

O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao da cabine acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. ... Quando a cabine se move para baixo do eixo, o contrapeso sobe – e vice-versa.

Quanto pesa um contrapeso de um elevador?

Segundo a Norma o peso do contrapeso deve ser igual ao peso da cabina com dois passageiros (150 Kg.)

Qual componente é responsável por controlar a subida e descida do elevador?

O movimento do contrapeso consiste em subir e descer pelas guias na lateral do poço do elevador. Quando a cabina é movida para baixo do eixo, o contrapeso sobre e vice-versa. Ou seja, o contrapeso é o responsável por tornar o ato de levantar e descer a cabina mais fácil.

Quais os principais tipos de freios de um elevador?

Freios para elevadores

  • eletromagnético (9)
  • de mola (7)
  • mecânico (3)
  • eletromecânico (1)
  • manual (1)
  • não especificado (2)

Qual a velocidade de um elevador residencial?

90 m/min Para efeito de comparação, o elevador de um prédio residencial comum viaja a uma velocidade máxima de 90 m/min, 11 vezes mais lento. A parada final do superelevador é o 90º andar do edifício de escritórios.

Qual a velocidade de um elevador?

Os mais usuais no Brasil são os residenciais para até 8 passageiros e os comerciais que vão de 8 a 14 pessoas com velocidades que variam de 0,5 m/s até 5,0 m/s, porém as velocidades mais comuns vão de 0,50m/s a 1,50m/s.

Qual o peso do elevador?

  • Para ser dimensionado corretamente, deve ter um peso correspondente entre 40% e 50% do peso da cabine e da capacidade máxima de carga do elevador.

Como funcionam os elevadores modernos?

  • Os Elevadores mais modernos possuem sensores infravermelhos que só permitem que a porta automática se feche quando todo mundo está dentro da cabine. Em alguns modelos quando o limite de capacidade interna do Elevador é ultrapassado, o sensor é acionado e o equipamento não parte por motivo de segurança.

Quais são os componentes do elevador convencional?

  • O Elevador convencional de um modo geral é composto por 6 conjuntos básicos, conforme segue: Casa de Máquinas: Compartimento do Edifício onde são colocados os equipamentos e componentes que promovem a movimentação e funcionamento do Elevador, como a máquina de tração, quadro de comando, painel seletor, limitador de velocidade entre outros.

Postagens relacionadas: