O que significa parênquima tumoral?
Índice
- O que significa parênquima tumoral?
- O que é fisiopatologia do câncer?
- Quais as vias que os tumores se disseminam?
- O que é fisiopatologia do câncer de mama?
- Quais são os tipos de estroma?
- Qual é o estroma do tecido conjuntivo?
- Quais são os tumores de ovário?
- Como os tumores podem provocar a interrupção dos períodos menstruais?

O que significa parênquima tumoral?
Parênquima: composto por células neoplásicas em proliferação que determinam o comportamento e as consequências patológicas. Estroma: tecido de sustentação formado por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, o qual define o crescimento e a evolução do tumor.
O que é fisiopatologia do câncer?
É através do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.
Quais as vias que os tumores se disseminam?
As vias pelas quais o tumor dissemina são: transcavitária, linfática e sangüínea. e aí crescem e disseminam-se. Na prática, as cavidades mais afetadas são a peritoneal e a pleural, porém a pericárdica, subaracnóidea e articular podem também ser atingidas.
O que é fisiopatologia do câncer de mama?
Fisiopatologia. O câncer de mama invade localmente e se dissemina através dos linfonodos regionais, da corrente sanguínea, ou de ambos. O câncer de mama metastático pode afetar qualquer órgão do corpo — mais comumente pulmões, fígado, ossos, cérebro e pele.
Quais são os tipos de estroma?
- Também possui células reticulares e de colágeno. Entre outros tipos de estroma estão: estroma epitelial dos rins (tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos do rim), do baço (tecido conjuntivo fibroso), do cérebro (tecido conjuntivo, nervo e vasos sanguíneos no cérebro), do timo , da medula óssea e da íris.
Qual é o estroma do tecido conjuntivo?
- O estroma é um tecido conjuntivo composto por uma quantidade significativa de matriz extracelular. Essa matriz é composta de um tipo de gel líquido e viscoso, também chamado de substância fundamental amorfa e tecido conjuntivo fibroso.
Quais são os tumores de ovário?
- Cerca de 1% dos cânceres de ovário são tumores de células estromais. Mais da metade dos tumores estromais de ovário são diagnosticados em mulheres acima de 50 anos, mas cerca de 5% ocorrem em mulheres jovens.
Como os tumores podem provocar a interrupção dos períodos menstruais?
- Em jovens, esses tumores podem provocar períodos menstruais e o desenvolvimento da mama antes da puberdade. Com menos frequência, os tumores estromais produzem hormônios masculinos, como a testosterona. Se hormônios masculinos são produzidos, os tumores podem provocar a interrupção dos períodos menstruais.