Qual é a parte disponível da herança?

Qual é a parte disponível da herança?
Quota disponível é a outra metade dos bens e esta pode ser deixada livremente para quem desejar. Assim dispõem o art. 1846CC: “Pertence aos herdeiros necessários de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.”
O que é qualidade de herdeiro?
Herdeiros Necessários não estão, obrigatoriamente, ligados a um tipo de Sucessão. São assim considerados por ser uma qualidade dada somente a alguns parentes próximos do de cujus, determinados pelo art. 1.845: "São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge."
Como se extinguiu o direito de herança?
- Este deixou de ostentar a condição de filho do "de cujus", afastando, assim, sua condição de descendente. O direito de herança se extingue com a adoção. Observe-se que o filho adotado tem este direito, em relação ao "de cujus" adotante. Não havendo cônjuge sobrevivente, são chamados a sucessão os colaterais até quarto grau.
Qual é a parte da herança disponível?
- Afinal qual é a parte da herança que se denomina quota disponível? Os herdeiros legitimários são o cônjuge e os descendentes. Só estes têm direito à legítima (a parte da herança que não está disponível). Os outros herdeiros são herdeiros legais mas podem não ter dire
Por que o cônjuge é chamado à herança?
- Refira-se que o cônjuge sobrevivo apenas integra a segunda classe de sucessíveis “se o autor da sucessão falecer sem descendentes e deixar ascendentes”. Por outro lado, o cônjuge não é chamado à herança se “se encontrar divorciado ou separado judicialmente de pessoas e bens”.
Quem é o autor da herança?
- · Aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente se estiver casado este com o falecido no regime de comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens ou ainda no regime da comunhão parcial, caso o autor da herança não tenha deixado bens particulares; · Aos colaterais.