O que é paralelismo dentro de um texto?

O que é paralelismo dentro de um texto?
Como abordado, o paralelismo é uma sucessão de expressões que mantém a mesma simetria, ou seja, uma estrutura paralela. Sendo assim, ao analisar uma frase é possível identificar o uso do paralelismo quando há uma correspondência lógica entre as diferentes partes de um texto ou da oração.
Quais são as cantigas de amigo?
- Os cantares de amigo (ou cantigas de amigo) apresentam processos combinados de construção, que assentam, sobretudo, no paralelismo. «Cerca de uma quarentena de tais cantigas, nomeadamente designadas como «paralelísticas», apresenta uma estrutura rítmica e versificatória própria, redutível a um muito simples esquema.
Qual a função do paralelismo?
- A FUNÇÃO DO PARALELISMO, O paralelismo constitui uma das primeiras manifestações A FUNÇÃO DO PARALELISMO, DO REFRÃO E DOS VERSOS POPULARES NAS CANTIGAS DE AMIGO O paralelismo constitui uma das primeiras manifestações artísticas do homem.
Qual é o paralelismo da lírica galego-portuguesa?
- O paralelismo constitui uma das características estruturais da lírica galego-portuguesa, consistindo na repetição simétrica de palavras, estruturas rítmico-métricas ou conteúdos semânticos. Eno sagrad', en Vigo, bailava corpo velido: amor ey!
Quais são as estrofes da cantiga?
- Na cantiga apresentada, temos 8 estrofes e podemos encontrar a característica do paralelismo. São formados 6 pares de estrofes com repetições de versos. Nos dois últimos pares há mudança de palavras nos versos repetidos. O refrão dessa cantiga é o verso “e moiro-me d’ amor”.