O que é paraparesia espástica?

O que é paraparesia espástica?
A paraparesia espástica hereditária (familiar) compreende um grupo de doenças hereditárias raras que causam fraqueza gradual com espasmos musculares (fraqueza espástica) nas pernas. As pessoas com paraparesia espástica hereditária têm reflexos exagerados, cãibras e espasmos, dificultando a marcha.
Quais os sintomas da paraparesia?
- Além disso, pode haver espasmos musculares, dificuldade de ereção e problemas urinários. A paraparesia não tem cura, porém o tratamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida da pessoa e reduzir os sintomas, sendo indicada a prática de atividades físicas e fisioterapia.
Qual a diferença entre paraplegia e paraparesia?
- Apesar de indicarem a paralisia dos membros inferiores, paraplegia e paraparesia são diferentes. A paraparesia corresponde a uma incapacidade parcial de movimentar os membros inferiores cujos sintomas podem aparecer a qualquer momento da vida, pois a doença pode ser hereditária ou causada por um vírus.
Qual a melhor terapia para a paraparesia?
- Além disso, é recomendada a realização de sessões de fisioterapia. A fisioterapia é essencial no tratamento da paraparesia, pois os exercícios realizados ajudam a manter a mobilidade dos membros e estimular a força muscular, mobilidade e resistência, além de ajudar na prevenção das cãibras e dos espasmos.
Por que a paraplegia é hereditária?
- Por vezes, a Paraparesia Espástica hereditária também é chamada por Paraplegia Espástica Hereditária ou Paraplegia Espástica Familiar ou Doença de Strumpell-Lorain. O termo " paraplegia " significa fraqueza acentuada nas duas pernas, incluindo paralisia.