O que é a doença paraparesia espástica tropical?
Índice
- O que é a doença paraparesia espástica tropical?
- Como tratar paresia?
- O que é que significa paraparesia?
- Como ocorre a paresia?
- O que é uma paresia?
- Qual a definição da paraparesia?
- Quando foi diagnosticada a paraparesia?
- Qual a diferença entre paraplegia e paraparesia?
- Qual a melhor terapia para a paraparesia?

O que é a doença paraparesia espástica tropical?
A paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-I (PET/MAH) é enfermidade causada pelo vírus HTLV-I (protovírus T-linfotrópico humano)1, cuja transmissão pode ocorrer através de transfusões sanguíneas , contato sexual, amamentação, ou uso de agulhas contaminadas provenientes de pacientes infectados.
Como tratar paresia?
Tratamento. A perda de força, nesse caso a paresia, pode ser diagnosticada e tratada através da neurocirurgia, que é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de pessoas que apresentam lesões no cérebro, medula, nervos periféricos e coluna.
O que é que significa paraparesia?
A paraparesia espástica hereditária (familiar) compreende um grupo de doenças hereditárias raras que causam fraqueza gradual com espasmos musculares (fraqueza espástica) nas pernas. As pessoas com paraparesia espástica hereditária têm reflexos exagerados, cãibras e espasmos, dificultando a marcha.
Como ocorre a paresia?
Paresia é uma fraqueza menos intensa. Na paresia, a distribuição da fraqueza ajuda a indicar o local da lesão. A lesão ocorre em uma das vias motora, piramidal ou extrapiramidal, ou ainda pode ocorrer no sistema nervoso periférico, principalmente na junção neuromuscular.
O que é uma paresia?
[ Medicina ] Paralisia leve ou parcial, com perda de força muscular.
Qual a definição da paraparesia?
- Definição. Paraparesia é a leve ou moderada perda da função motora bilateral dos membros inferiores Paraparesia (paraplegia) refere-se a parcial (paresia) ou completa (-plegia) perda da função motora voluntária nos membros pélvicos.
Quando foi diagnosticada a paraparesia?
- Os médicos geralmente podem diagnosticar a paraparesia quando as seguintes condições foram atendidas: Uma pessoa tem os sintomas de marcha e mobilidade típicos da paraparesia. Existe uma história de paraparesia entre os membros da família imediata. Outras doenças tratáveis com sintomas semelhantes foram descartadas.
Qual a diferença entre paraplegia e paraparesia?
- Apesar de indicarem a paralisia dos membros inferiores, paraplegia e paraparesia são diferentes. A paraparesia corresponde a uma incapacidade parcial de movimentar os membros inferiores cujos sintomas podem aparecer a qualquer momento da vida, pois a doença pode ser hereditária ou causada por um vírus.
Qual a melhor terapia para a paraparesia?
- Além disso, é recomendada a realização de sessões de fisioterapia. A fisioterapia é essencial no tratamento da paraparesia, pois os exercícios realizados ajudam a manter a mobilidade dos membros e estimular a força muscular, mobilidade e resistência, além de ajudar na prevenção das cãibras e dos espasmos.