O que é paralisia da prega vocal?
Índice
- O que é paralisia da prega vocal?
- O que é paralisia unilateral?
- Qual o tratamento para paralisia das cordas vocais?
- O que prega vocal?
- O que é lesão nas cordas vocais?
- Como identificar problemas nas cordas vocais?
- Qual o melhor tratamento para a paralisia de prega vocal?
- Quais são as pregas vocais?
- Quais são os tipos de paralisia?
- Como funciona o movimento vibratório das pregas vocais?

O que é paralisia da prega vocal?
A paralisia das cordas vocais é a incapacidade de mover os músculos que controlam as cordas vocais. A paralisia pode ser causada por tumores, lesões ou danos a nervos. Os sintomas comuns são mudanças da voz e, possivelmente, dificuldades para respirar. O diagnóstico é baseado no exame da laringe, brônquios ou esôfago.
O que é paralisia unilateral?
Quando a paralisia é de apenas uma prega vocal, denomina-se “paralisia unilateral”. Quando o problema encontra-se nas duas pregas, chamamos “paralisia bilateral de prega vocal”.
Qual o tratamento para paralisia das cordas vocais?
Paralisia de uma das pregas (cordas) vocais pode ter um impacto importante sobre a qualidade de vida do paciente. O paciente pode apresentar voz fraca, falta de ar e dificuldade para engolir. As opções para tratamento incluem fonoterapia, injeções em corda vocal ou cirurgia aberta.
O que prega vocal?
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.
O que é lesão nas cordas vocais?
Nódulos, pólipos, granulomas e papilomas das cordas vocais, são crescimentos não cancerosos (benignos) que causam rouquidão e uma voz sussurrada. Os pólipos das cordas vocais geralmente são resultantes de uma lesão aguda (como de um grito no futebol) e ocorrem habitualmente apenas em uma das cordas vocais.
Como identificar problemas nas cordas vocais?
Sintomas de cordas vocais inflamadas
- Rouquidão;
- Voz baixa ou perda da voz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para falar;
- Alteração no tom da voz, o que pode dificultar o trabalho de oradores e cantores;
- Paralisia das cordas vocais.
Qual o melhor tratamento para a paralisia de prega vocal?
- Não vamos aqui entrar em discussões médicas técnicas, pois cada tratamento tem suas vantagens e desvantagens. Atualmente, o melhor tratamento para a paralisia de prega vocal é alcançado com uma cirurgia realizada no centro cirúrgico de um hospital, sob anestesia quase sempre geral e, em alguns casos, local.
Quais são as pregas vocais?
- Conhecidas popularmente como cordas vocais, as pregas vocais são estruturas musculares presentes na laringe e responsáveis, em conjunto com outros órgãos e estruturas, por funções como fonação e proteção das vias aéreas. Existem duas pregas vocais ditas verdadeiras e duas, falsas.
Quais são os tipos de paralisia?
- Mais conhecidas como cordas vocais, as pregas vocais são estruturas musculares presentes na laringe, com importante função na fala e na proteção das vias aéreas. O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos. Quais são os tipos de paralisia?
Como funciona o movimento vibratório das pregas vocais?
- Quando os estímulos nervosos transferem a informação de produção de som para as pregas vocais, estas fecham-se, enquanto o ar volta dos pulmões. Quando a coluna de ar passa pelas pregas vocais fechadas, provoca nelas vibração. Esse movimento vibratório proporciona a “fabricação” do som vocal.