Qual o procedimento da mediação?

Qual o procedimento da mediação?
Procedimentos da Mediação
- O Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça estabelece alguns procedimentos para a realização das mediações.
- Início da mediação.
- Reunião de Informações.
- Identificação de questões, interesses e sentimentos.
- Esclarecimento das controvérsias e dos interesses.
- Resolução de questões.
Quais são as etapas da mediação extrajudicial?
- Muitas vezes, as circunstâncias levam os mediadores a abrirem uma exceção e conversarem reservadamente com cada parte durante qualquer uma das etapas da mediação extrajudicial. Essa mudança não é uma fase necessária da mediação, e sim uma técnica para facilitar o esclarecimento do conflito ou uma possível negociação.
Quais são as etapas da mediação judicial?
- De modo geral, as etapas da mediação seguem um caminho que vai do primeiro contato com as partes até a formalização do resultado do procedimento em um termo escrito. Nesse sentido, seguindo o manual de mediação judicial do CNJ (pg. 150), encontramos o seguinte procedimento:
Qual o papel do processo da mediação?
- O processo da mediação, portanto, possui o papel de desafogar o Poder Judiciário com as 95 milhões de demandas judiciais pendentes de julgamento, no sentido de que se apresenta como um processo colaborativo, resolvendo antecipadamente as causas e prevenindo novas controvérsias entre as partes.
Como a mediação deve ser realizada?
- A mediação deve ser realizada observando-se os seguintes princípios: 1 busca pelo consenso; 2 confidencialidade; 3 competência; 4 decisão informada; 5 imparcialidade; 6 isonomia entre as partes; 7 independência e autonomia; 8 respeito à ordem pública e as leis vigentes; More ...