adplus-dvertising

Como fazer o pano de batida?

Índice

Como fazer o pano de batida?

Como fazer o pano de batida?

O método da batida de pano pode ser adotado a partir do estágio V4 da planta, quando a ponta tem uma folha e na haste estão presentes três grupos de três folhas cada. A lagarta, por exemplo, com cerca de um centímetro e meio, já causa danos.

Para que serve o pano de batida?

O pano-de-batida foi estabelecido para detecção de lagartas desfolhadoras e percevejos fitófagos na cultura da soja. É um método bastante prático e eficiente. Ele possibilita a detecção da ocorrência de diversos insetos na lavoura, até mesmo dos inimigos naturais ali presentes.

Como se coleta pragas para amostragem?

Pano-de-batida, exame de plantas e exame de amostras de solo: estes estão entre os principais métodos de amostragem que podem ser utilizados no monitoramento de pragas e dos danos provocados por elas na lavoura.

Como fazer o monitoramento de pragas?

Como fazer o monitoramento de pragas?

  1. Amostragem de solo. Alguns solos já apresentam pragas subterrâneas que, quando não controladas, podem gerar perdas severas no cultivo. ...
  2. Armadilhas. Uma excelente alternativa para a detecção de pragas é o uso de armadilhas. ...
  3. Pano-de-batida. ...
  4. Exame de plantas.

Como é realizada a técnica de monitoramento de insetos denominada pano de batida?

Para fazer o pano-de-batida, é importante usar um pano branco, o que facilita a contagem de insetos. O tecido deve ser preso em duas varas com cerca de 1m de comprimento e ser estendido entre duas fileiras do cultivo. Após, uma dessas fileiras da planta compreendida pelo pano é sacudida vigorosamente.

Como fazer monitoramento de soja?

As maneiras mais comuns utilizadas pelos produtores de soja para monitorar as pragas são pano de batida e armadilhas atrativas.

  1. Pano-de-batida. ...
  2. Armadilhamento. ...
  3. Controle cultural. ...
  4. Controle comportamental. ...
  5. Controle biológico. ...
  6. Controle utilizando plantas resistentes. ...
  7. Controle químico.

Como é feito e para que serve o monitoramento de pragas?

O monitoramento de pragas é a prática que consiste em determinar a situação das pragas na cultura, avaliar os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e definir o momento correto da aplicação do defensivo. A prática faz parte das Boas Práticas Agronômicas para manejo das culturas Bt.

Como deve ser feita a amostragem de pragas na soja?

Métodos de amostragem direta ou absoluta da popu- lação de insetos em soja podem ser realizados pelo uso de gaiolas de fumigação (gaiolas colocadas sobre as plantas, as quais, posteriormente, são fumigadas) ou pelo ensacamento e colheita das plantas, sendo, nos dois métodos, realizada a coleta e contagem total dos ...

Como é o monitoramento para doenças e pragas da soja?

O monitoramento no MIP é uma amostragem sistemática, onde se utilizam armadilhas ou a contagem direta do número de insetos nas plantas ou no solo para se estimar o nível de infestação de pragas.

O que deve ser feito para avaliar a infestação de pragas na lavoura?

Pano-de-batida, exame de plantas e exame de amostras de solo: estes estão entre os principais métodos de amostragem que podem ser utilizados no monitoramento de pragas e dos danos provocados por elas na lavoura.

Postagens relacionadas: