O que pode causar pancreatite em gatos?
Índice
- O que pode causar pancreatite em gatos?
- O que é amilase alta em gatos?
- Quais os sintomas de pancreatite em gatos?
- Como alimentar cão com pancreatite?
- Como tratar tríade felina?
- Como diagnosticar pancreatite em gatos?
- Por que a pancreatite nos gatos surge?
- Qual a melhor dieta para gatos com pancreatite felina?
- Qual a função do pâncreas do gato?

O que pode causar pancreatite em gatos?
Entendendo melhor as causas da pancreatite em gatos São casos de traumas físicos, ingestão de inseticidas, parasitismo, reações adversas a medicamentos, doença inflamatória intestinal e infecções. Diferentemente dos cães, obesidade e dietas com excesso de gordura não têm sido relacionadas a pancreatite em gatos.
O que é amilase alta em gatos?
Isto se deve principalmente ao fato de outros órgãos produzirem estas enzimas (estômago e intestino delgado). Estas enzimas são excretadas por via renal, além disso, a presença de doença renal concomitante (o que é bastante comum em gatos) pode elevar falsamente a amilase no soro e níveis de lipase.
Quais os sintomas de pancreatite em gatos?
Nos gatos, essa doença pode assumir sintomas bem variados, desde anorexia e dor abdominal, vômitos, icterícia e até reações locais e sistêmicas graves, que podem levar até a morte. Também pode levar ao desenvolvimento do diabetes mellitus e lipidose.
Como alimentar cão com pancreatite?
Evite dietas ricas em gordura. Evite dar restos de comida ao seu cão, principalmente se ele não estiver acostumado a comer comida. Certifique-se de discutir todos os medicamentos que seu cão está recebendo com seu veterinário.
Como tratar tríade felina?
Tratamento. A princípio, os gatos com sinais mais graves necessitam de cuidados de suporte, incluindo fluidoterapia intravenosa, analgesia, antieméticos, antiácidos e correção de anormalidades eletrolíticas. Os tratamentos mais específicos visam controlar cada uma das três condições do complexo da tríade felina.
Como diagnosticar pancreatite em gatos?
- Ainda assim, os gatos com pancreatite felina podem apresentar inflamação no intestino delgado e no fígado, detectando nesses casos ictericia. Para diagnosticar a pancreatite em gatos, devem ser estudados os sintomas mencionados anteriormente, a duração dos mesmo e entender as possíveis causas mediante perguntas feitas ao tutor do animal.
Por que a pancreatite nos gatos surge?
- A pancreatite nos gatos surge habitualmente com uma outra doença simultânea noutros órgãos, aparelhos ou sistemas do animal. Será relevante não menosprezarmos a sua presença, já que em mais de metade dos casos de gatos submetidos a autópsia, e que aparentemente estavam saudáveis, é possível encontrar sinais de inflamação pancreática.
Qual a melhor dieta para gatos com pancreatite felina?
- Essa, deve ser de fácil digestão e baixa em gorduras, existem dietas comerciais formuladas especialmente para gatos com pancreatite felina. Também é aconselhável alguns suplementos vitamínicos, sendo especialmente úteis os produtos ricos em vitamina B12.
Qual a função do pâncreas do gato?
- A ecografia é muito mais útil do que a radiografia, nesses casos, pode revelar inflamações no pâncreas do gato, confirmando o diagnóstico. Nos casos agudos, assim como nos casos mais graves, o primeiro é estabilizar o paciente. Já que uma das funções do pâncreas é colaborar com a digestão dos alimentos.